ÁGUA TRATADA

WILSON SANTOS INAUGURA ETA TIJUCAL

Redação: Redação | 23/03/2010 - 00:00
WILSON SANTOS INAUGURA ETA TIJUCAL

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), pré-candidato ao governo do Estado, inaugurou na manhã desta terça-feira (23) a Estação de Tratamento de Água, a ETA Tijucal, considerada uma das principais promessas feitas pelo gestor tucano na campanha de 2008. A solenidade foi “recheada” de discursos inflamados e acompanhada por mais de 100 pessoas entre políticos, secretários, servidores, presidentes de bairros e correligionários.

Durante discurso, Wilson Santos fez questão de ressaltar que estava entregando a mais importante obra dos últimos 40 anos, mas não estaria totalmente completa porque o Ministério das Cidades não teria liberado recursos para que o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) realize as obras do lote 01 do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O tucano cobrou do governo federal quanto a liberação e disse que mais de 100 mil deveriam ser beneficiadas com o abastecimento da água, entretanto, apenas 50 mil cuiabanos vão usufruir inicialmente da Estação devido a falta de liberação do recurso. “Eles (Minisério das Cidades) fecham as portas e não liberam. Não sei por que esse dinheiro ainda não foi liberado para que os canos sejam colocados em outros bairros”, questionou o prefeito.

Entre os bairros beneficiados estão Nova Esperança, Manduri, Del Rey, Pedra 90, Distrito Industrial, Santa Cruz, Belvedere, Altos da Serra, CPA. Segundo o prefeito, com a nova ETA em funcionamento foram fechados mais de 70 poços artesianos garantindo a autonomia de água tratada à população para os próximos 20 anos.

A ETA Tijucal foi licitada no ano de 2005 e, posteriormente, teve parte de seus recursos incluídos no PAC, os quais foram bloqueados após a Operação Pacenas da Polícia Federal, que constatou conluio de empresas que participaram da licitação das obras em Cuiabá, no início do mês de agosto.

Foram investidos na ETA e no lote 01 no valor de R$ 45 milhões com emendas parlamentares dos deputados federais Thelma de Oliveira (PSDB), Wellington Fagundes (PR), e o então senador Antero Paes de Barros (PSDB). Todos estavam no evento e foram homenageados.

Emocionados

Wilson não poupou palavras e teceu elogios a ex-presidente da Sanecap, Eliana Rondon, que acompanhou de perto a execução da obra e deixou o cargo no último ano, após gerenciar a crise na pasta decorrente da Operação Pacenas.

O tucano contou como ocorreu a contratação e agradeceu ao serviço prestado por Rondon, que é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Comovida com a entrega da obra, Eliana também proferiu discurso de agradecimento.

Empurra-empurra

No entanto, a atenção chegou a ser “desviada” com a manifestação dos dentistas grevistas que foram até a ETA Tijucal como forma de protesto.

Com faixas, cartazes, um nariz de palhaço e apitos, cerca de 20 dentistas decidiu fazer “barulho” e segundo eles, serviria para demonstrar o descaso que estariam sofrendo por parte da Prefeitura Municipal. Porém, a situação não agradou e houve até empurra-empurra entre os manifestantes e servidores.

A guarda municipal estava presente e tentou impedir que a situação ficasse ainda mais “acalorada”. Os dentistas foram embora e o evento transcorreu normalmente.

Wilson Santos enfatizou que considera o protesto legal e que todos têm o direito de fazer a manifestação. “Onde nós estivermos eles serão bem recebidos”, frisou.

Relembrando 2008

Ao final do discurso, Wilson Santos juntamente com o vice Chico Galindo (PTB) tomaram o primeiro copo de água da ETA Tijucal e de uma forma cômica relembraram uma situação parecida durante a campanha de reeleição do tucano. Durante entrevista de candidatos a Prefeitura de Cuiabá, o ex-deputado Walter Rabello (PP) desafiou Santos a beber um copo com água suja que estaria sendo distribuída em bairros da capital.

Fonte: Reportagem com olhardireto