AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL

Deputado e vereador reforçam pedido para transformar Chacororé e Siá-Mariana em Unidades de Conservação Ambiental

Redação: Noticias da Baixada | 25/03/2021 - 10:59
Deputado e vereador reforçam pedido para transformar Chacororé e Siá-Mariana em Unidades de Conservação Ambiental Print da audiência pública realizada na última segunda-feira (22)

O deputado estadual, Allan kardec (PDT), e o vereador de Barão de Melgaço,  Wanderson Pelado (PSC), participaram na última segunda-feira (22), da audiência pública virtual promovida pelo MPE, que debateu as Causas e Consequências da Seca nas Baías de Chacororé e Siá-Mariana.

Allan revelou que o Promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel, o Procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Escalope e a Promotora Ana Luiza Peterlini fizeram-lhe um pedido para auxiliar na proteção dessa região do Pantanal Mato-grossense.

Na sessão ordinária da última terça-feira (23),  Allan voltou a falar sobre o assunto no plenário, reforçando o pedido do MPE para transformar as Baías de Chacororé e Siá-Mariana em unidades de conservação ambiental.

Segundo o parlamentar mato-grossense, “a recuperação das áreas degradadas só pode acontecer com investimentos - da própria ALMT, do Governo do Estado, de Termos de Ajustamento de Conduta e até mesmo privados. Ações como essa são muito importantes para a preservação do Meio Ambiente, especialmente do nosso Pantanal. Meu Projeto de Lei que disciplina o Repovoamento dos nossos rios com peixes nativos também pode auxiliar nessa luta!”, ressaltou Kardec.

Outro que vem denunciando a degradação das Baías, é o vereador melgassense, Wanderson Pelado, recentemente o parlamentar uso da tribuna da Câmara Municipal de Barão para alertar o Governo de Mato Grosso, sobre os serviços de desobstrução dos Corixos por onde deveriam correr grande parte do volume de água que abastecem as baías. 

Segundo Pelado, as pessoas que estão a frente dos trabalhos de execução e planejamento, não conhecem a dinâmica dos serviços que são necessários para desobstruir os corixos, estão trabalhando de forma totalmente contrária ao que é preciso para que  as águas corram para as baías”, alertou o vereador.

A audiência pública foi promovida pelas 15ª e 16ª Promotorias de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural de Cuiabá, com objetivo de ouvir a sociedade sobre os possíveis fatores de alteração do regime hidrológico da região que possam ter afetado a higidez das baías de Chacororé e Siá Mariana, bem como debater sobre medidas de recomposição ambiental desse ecossistema, além de fomentar ações com vistas a desenvolver a conscientização ambiental sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos. O debate servirá de subsídio ao Inquérito Civil em andamento no MPMT.

 

 

Assista o pronunciamento do deputado na tribuna da ALMT 

  

Fonte: Assessoria de Gabinete