
Comunidades do interior do município de Santo Antônio de Leverger-MT, podem ser beneficiadas brevemente com melhorias de estradas e substituição de pontes de madeiras por novas estruturas de concreto, e Bueiros Celulares Metálicos.
A informação foi repassada pelo vereador santo-antoniense, Rafael Silva (PSL), que esteve no último dia 12 de março, numa audiência com o deputado estadual, Faissal Calil (PV), onde entregou ao parlamentar estadual, um oficio com as suas reivindicações.
Estamos buscando melhorias para nosso município de Santo Antônio de leverger, encaminhei dois ofícios ao deputado estadual, Faissal Calil, solicitando algumas Pontes e Bueiros Celulares metálicos, para substituir algumas pontes de madeira que estão em péssimas condições, e sendo de concreto o problema vai ser resolvido para sempre, estamos buscando essas parcerias para levar o melhor para as nossas comunidades”, pontuou o vereador santo-antoniense.
Outro que reafirmou o compromisso com o município foi o deputado Faissal Calil, que “abraçou a causa”, do vereador santo-antoniense, e se comprometeu em trabalhar junto a Sinfra-MT, para que o município seja agraciado com as obras reivindicadas por Rafael Silva.
Aproveitando o Programa lançado pelo governador, Mauro Mendes (DEM), em setembro de 2020, que assinou contratos com empresas para a construção de 5 mil pontes de concretos, bueiros metálicos, que estão substituindo as pontes de madeiras, decidimos solicitar ao governador que o município de Santo Antônio de Leverger, seja também incluído no cronograma de obras”, ressaltou Faissal.
Entre as comunidades de Santo Antônio que estão incluídas nas reivindicações do vereador, Rafael, estão; Gleba Resistência, Boa Ventura e Sangradouro.
Saiba mais sobre o Programa de construção de pontes e bueiros
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), lançou um manual de orientação aos Municípios que tenham interesse em formalizar parceria com o Poder Público para participação no maior programa de construção e substituição de pontes de madeira já realizado no Brasil. Veja aqui o manual.
O programa foi lançado pelo governador Mauro Mendes após assinatura de contrato de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal (CEF), na última semana. Neste programa, os projetos selecionados serão beneficiados com materiais e insumos e os Municípios ficarão responsáveis pela elaboração do projeto executivo e pelos serviços de execução das obras, que poderão ocorrer tanto em rodovias estaduais quanto municipais não pavimentadas.
Por meio do programa serão adquiridos pelo Governo do Estado e repassados aos municípios 5 mil metros de bueiros metálicos, 22 mil metros lineares de aduelas de concreto e 900 pares de conjuntos de vigas metálicas e lajes pré-moldadas. Com a aquisição desses materiais será possível a substituição de pontes de madeira por pontes com estrutura de vigas metálicas, por aduelas de concreto ou por bueiros metálicos, totalizando até 5 mil obras de arte especiais.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, explicou que apesar do alto investimento na ordem de R$ 177 milhões, o valor não é suficiente para atendimento integral das demandas dos municípios. Por essa razão, foram estabelecidos alguns critérios para a participação e seleção dos projetos a serem beneficiados.
“Temos atualmente 2.047 pontes de madeira em rodovias estaduais e estima-se que existam outras 14 mil pontes de madeira sob responsabilidade dos 141 municípios de Mato Grosso. Então, estabelecemos critérios para participação dos Municípios, de modo a atender os locais com maior necessidade de substituição dessas pontes de madeira”, explicou o secretário.
Como participar?
Podem participar do programa as Prefeituras e Consórcios Intermunicipais aptos a formalizar convênios com a Sinfra e que já possuam projetos para construção de obras de arte especiais em substituição a pontes de madeira.