
O verador por Cuiabá, Marcus Brito Jr (PV), participa nesta terça-feira (10), de uma sessão extraordinária da Câmara de Cuiabá, onde os vereadore irão apreciar e votar o projeto do Poder Executivo Municipal que autoriza a prefeitura a integrar o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, denominado de Conectar, o qual visa buscar meios de adquirir a vacina contra a Covid-19 de forma direta, sem passar pelo Governo Federal.
- Isso deverá ser feito em conjunto com outros municípios que também devem integrar o consorcio, sendo que todos eles devem aprovar esse projeto. Até o momento há manifestação de interesse de 1.703 municípios, e Cuiabá deverá ser um dos primeiros a garantir a aprovação da matéria;
- A mensagem ainda autoriza ainda a abertura de dotação orçamentária própria, podendo ser suplementadas em caso de necessidade. Ou seja, cria como se fosse uma autarquia.
Com relação a custos:
- As doses de vacina devem ser compradas a vista, ou seja, a Prefeitura precisa dispor do recurso para efetivar a possível compra.
- O prefeito afirma que o Consórcio, que ainda não foi oficializado, já está em negociação avançada com um laboratório;
- Ele estima que precisa de R$ 50 milhões para aquisição de doses para imunizar a população de Cuiabá inteira. Está tentando conseguir R$ 20 milhões com a bancada federal.
Veja video