AUDIÊNCIA VIRTUAL

Prefeita Franciele participa de reunião com Mauro Mendes para decidirem sobre medidas restritivas

Redação: Noticias da Baixada | 01/03/2021 - 09:23
Prefeita Franciele participa de reunião com Mauro Mendes para decidirem sobre medidas restritivas

A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Franciele Magalhães (PTB), participa na manhã desta segunda-feira (1º), de uma reunião online com o governador Mauro Mendes (DEM), onde será discutido medidas mais duras para frear o avanço da Covid-19 no estado.  A declaração foi dada pelo chefe do Executivo estadual em um áudio que circula nas redes sociais na noite desta sexta-feira (26.02).

Temos que tomar uma decisão um pouco diferente do que estávamos fazendo nos últimos meses, quando estava muito sob controle. Lamentavelmente [os números de covid-19] vêm crescendo. O Governo abriu muitas UTIs esse ano, mas nós estamos na capacidade de abrir UTIs porque faltam profissionais”, diz trecho do áudio.

Na fala, o gestor lembrou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs mais que duplicaram essa semana, ultrapassando os 80%, e ressaltou que outros estados, a exemplo da Bahia e o Distrito Federal já adotaram a medida.

Mendes ainda teceu críticas à população que desrespeita as medidas estabelecidas pelo Ministério de Saúde, e aglomeram em bares, casas noturnas e afins e ressaltou que, devido a isso, precisa tomar medidas mais duras.

Não tem jeito, temos que tomar medidas diferentes. A taxa de ocupação de UTIs ultrapassou os 80% nesta semana. Se todos continuarem levando a vida normal, como se nada tivesse acontecendo, com bares cheios, casas noturnas cheias... tenho todo o respeito do mundo por essas atividades, mas não podemos ter aglomerações. [...] Precisamos de medidas um pouco mais duras”, salientou.

Ainda disse que antes da reunião, vai discutir o assunto com a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça (TJMT), Ministério Público do Estado (MPE) e demais órgaos.

Mais cedo, o Ministério Público Estadual (MPE) entrou com uma ação na justiça para que sejam adotadas medidas mais restritivas em Cuiabá e Várzea Grande. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), já se adiantou e afirmou que espera decisão do órgão pelas próximas 24 horas para anunciar oficialmente o novo decreto.

A 7ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá requereu ao Poder Judiciário que ordene aos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande a adoção, no prazo de 24 horas, mediante publicação de novos decretos, de medidas sanitárias mais restritivas por 14 dias, em conformidade com o Decreto Estadual Nº 522/2020.

 

  

Fonte: Capital Notícia