
Estão abertas até o dia 02 de março as inscrições para a participação do evento de lançamento da II Feira de Ciências de Santo Antônio de Leverger. A Feira que acontece neste ano em formato híbrido com apoio do CNPq/MCTIC e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), será dividida entre palestras em ambiente virtual e inscrição de jovens mato-grossenses para concorrerem à premiação do evento.
A abertura oficial da primeira etapa será na próxima quarta-feira (03), às 8h, em ambiente virtual. Neste primeiro momento, a programação contará com profissionais da educação dos Estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás, Roraima, Rondônia, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso, com palestras durante todo o dia e com emissão de certificado para todos os participantes inscritos.
Segundo o professor e coordenador do evento, Dr. Dorilson Silva Cambuí, a Feira é uma maneira de despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa científica, sobretudo nesse momento de pandemia, onde a ciência e a pesquisa tem sido indispensável para a busca de soluções como a vacina e métodos e tratamento contra a Covid-19.
Para participar das palestras do dia 03 de março, basta acessar o site do projeto e realizar a inscrição de forma gratuita. Na programação, as mesas reúnem temas da atualidade para serem debatidos durante todo o dia 03.
Entre um dos debates mais aguardados desta edição, está o diálogo de abertura com o professor Dr. Adailton Alves da Silva, atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A abertura tem como tema central a "Entociência no Contexto da Educação Escolar Indígena”.
Para o Coordenador do evento, não seria possível fazer uma Feira com essa super programação sem o apoio do Edital 11/2019 do CNPq/MCTIC de Feiras de Ciências e Mostras Científicas. Ainda segundo Dorilson Cambuí, "é fundamental todo o apoio institucional para contemplar nossos jovens mato-grossenses no estímulo à pesquisa e a ciencia”.
Além da palestra de abertura, o evento conta ainda com mais seis mesas durante todo dia, com temas que atravessam as experiências inovadoras no ensino. Nas mesas, participam professores envolvidos com a Educação Básica de 10 estados brasileiros.
A programação será transmitida na íntegra no canal oficial do evento, no Youtube. A programação tem início às 8h com o show de abertura seguida dos debates até às 17h, com pausa para o almoço.