
Diante da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o deputado Allan Kardec (PDT) prometeram abrir mão dos cargos de segundo e quarto secretários da Casa de Leis, respectivamente. A eleição foi realizada na terça-feira (23) por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou irregularidade do deputado Eduardo Botelho (DEM), que ocupava pela terceira vez a presidência do Poder Legislativo.
O deputado Valdir Barranco (PT), que fazia parte da composição anteior da Mesa Diretora, ficou de fora de todas as articulações por estar infectado com a covid-19. Ele está internado, intubado, em um hospital de São Paulo. Alguns deputados chegaram a sugerir a inclusão do nome dele na chapa, mas parecer da Procuradoria da AL foi contrário inserir um parlamentar que não pode votar, nem mesmo assinar o documento de inscrição da chapa.
O quadro de saúde de Barranco tem evoluído, mas continua intubado. Caso seja desejo dele, os dois parlamentares prometeram renunciar e oferecer a vaga para ele. Neste caso, teria nova eleição para o cargo específico.