A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa lança na próxima segunda-feira (8) a campanha de “Combate à Violência Contra Mulher”. No dia em que se comemora o dia Internacional da Mulher, lojistas dos shoppings Pantanal e Três Américas, parceiros na iniciativa, vão participar do projeto, vestindo os manequins das vitrines com a camiseta da campanha.
O objetivo é fazer um alerta com relação ao alto índice de mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. Em três anos, 78.168 mulheres foram vitimadas em apenas oito dos 141 municípios do estado.
Neste dia, em cada um dos shoppings será montado um quiosque em que representantes da Defensoria Pública, Delegacia da Mulher e do Conselho Estadual do Conselho da Mulher vão realizar atendimentos ou orientação jurídica a quem necessitar de informações, por exemplo, sobre a Lei nº 11340/06 , conhecida como Maria da Penha.
Na segunda-feira pela manhã, a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, participará ainda da posse do Conselho Municipal da Mulher em Várzea Grande. Já às 15h, a Assembleia Legislativa realiza uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na sequencia, acontecerá a “Cerimônia das Velas”, uma iniciativa da Associação das Mulheres de Negócios (BPW) de Cuiabá, que homenageará pessoas que tiveram trabalho de relevância nas questões de gênero.
Para Janete Riva, o número de casos de mulheres vítimas de violência é preocupante. Afirma que na grande maioria, os próprios companheiros são os agressores. “Queremos com essa campanha provocar a discussão e chamar atenção não só da sociedade, como também das autoridades competentes para que sejam criadas, efetivamente, políticas públicas voltadas às mulheres”, declara a coordenadora.
No início do mês de fevereiro deste ano, Janete Riva participou de uma reunião, juntamente com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Emília Sotero e outras lideranças femininas, com o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), que garantiu a criação da Superintendência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres bem como a adesão do Governo do Estado ao Pacto Nacional Pelo Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres. Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os únicos estados que ainda não aderiram à ação federal, que garante recursos aos estados para construção de casas de abrigos, cursos de capacitação às mulheres vítimas de violência, bem como para a realização de trabalhos preventivos.
Confira os eventos que a coordenadora da Sala da Mulher Janete Riva participará a partir desta sexta-feira (5) em Cuiabá:
05.03 (Sexta-feira)
15h – Marcha das Violetas – realização: Prefeitura Municipal de Cuiabá
Local: Praça da República
08.03 (Segunda-feira)
9h – Posse da Diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Várzea Grande
Local: Câmara de Vereadores de Várzea Grande
11h - Visita ao quiosque e lojistas do Shopping Três Américas
12h30 - Visita ao quiosque e lojistas do Shopping Pantanal
15h – Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Local: Plenário das Deliberações, Deputado Renê Barbour (Assembleia Legislativa)
16h - Cerimônia da Velas – evento BPW de Cuiabá
Local: Assembleia Legislativa
17h – Abertura da Exposição “Mulheres, e que Mulheres”
Local: Saguão da Assembleia Legislativa
19h – Posse da advogada Ana Ricarte como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da OAB/MT
Local: Sede da OAB/MT
