
Os deputados estaduais, Allan Kardec (PDT), Wilson Santos (PSDB) e Carlos Avalone (PSDB), juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Barão de Melgaço, Denas Silva (PSDB), e técnicos da Sinfra-MT, participaram na tarde desta terça-feira (16), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, da apresentação do projeto de revitalização das orlas do município de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger.
Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger (110 km e 35 km de Cuiabá, respectivamente) são municípios banhados pelo Rio Cuiabá. O turismo de pesca é atrativo nas duas localidades e, por isso, o Governo do Estado começará a revitalizar as orlas, transformando em complexos turísticos.
De acordo com o projeto, estão previstas a ampliação das calçadas, transformando-as em um calçadão, a implantação de bares e restaurantes e a construção de playgrounds. Além disso, paisagismo e iluminação vão garantir o uso do espaço também no período noturno.
“São projetos importantes para fomentar o turismo na região do Vale do Rio Cuiabá, pois são nossos portões de entrada para o Pantanal. Com estes projetos esperamos que os munícipes e os turistas possam desfrutar destes novos espaços”, disse Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso.
A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves (PSDB), que esteve em reunião na SEDEC-MT, na manhã desta terça-feira , vai receber em seu gabinete na próxima sexta-feira (19), uma equipe do Governo de Mato Grosso que vai apresentar aos representates dos poderes Executivo e Legislativo do município a íntegra do projeto.
A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves Silva, acredita que as obras de infraestrutura serão atração do município.
Teremos movimentação de moradores e também pessoas vindo de fora para conhecer a cidade e que poderão contemplar toda a beleza local”.
A mesma equipe do Governo estará em Santo Antônio de Leverger na próxima segunda-feira (22), segundo informações da prefeita, Franciele Magalhães (PTB), ela e o secretário de Governo da prefeitura, Izaias Junior, estiveram na SEDEC-MT, onde tomaram conhecimento do projeto.
Em Santo Antônio de Leverger, o projeto também dará novos ares ao município.
Só temos a ganhar. Com a orla remodelada, vamos resgatar o turismo e o orgulho da população que vive na cidade", disse a prefeita Francieli Magalhães.
O secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, ressalta que os projetos buscam revitalizar as orlas e atrair turistas que visitam Mato Grosso para conhecer as belezas dos dois municípios às margens do rio Cuiabá. “Barão é uma cidade que vive a orla e a requalificação irá agregar ainda mais para os moradores e turistas. Já em Santo Antônio, a orla deve ser tornar ponto turístico e movimentar a economia”, afirma.
De acordo com a secretária adjunta de Cidades, Rafaela Damiani, os projetos foram apresentados às autoridades e estão em fase de licenciamento ambiental e autorização de órgãos competentes, como Marinha, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), entre outros.
O deputado estadual Allan Kardec acredita que os projetos são viáveis e devem ser concretizados. "Vimos avanços que mostram que é possível fazer e entregar as orlas à população".
Projeto
Os projetos foram apresentados pelo coordenador de Projetos Estratégicos, Rui Barbosa Egual, pela arquiteta Natália Fróes, que assina o projeto da orla de Santo Antônio de Leverger, e pelo arquiteto Lucciane Pinheiro, que assina o projeto da orla de Barão de Melgaço.
Os projetos seguem o mesmo conceito, mas adaptados à realidade de cada município. Haverá dois quiosques, playground para crianças em concreto polido, rampa mecanizada e escadas contemplativas com acessibilidade.