CHAPADA DOS GUIMARÃES

Comitiva visita escolas estaduais e anuncia pacotes de obras para o município

Redação: Noticias da Baixada | 05/02/2021 - 11:10
Comitiva visita escolas estaduais e anuncia pacotes de obras para o município

Uma comitiva da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, liderada pelo prefeito Osmar Froner, percorreu mais de 200 quilômetros nesta terça-feira (02) para visitar as escolas estaduais do município. O chefe do Executivo Municipal estava acompanhado por equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e das Secretarias Municipais de Educação e Obras. Juntos, eles fizeram um levantamento sobre as condições estruturais de cada uma das unidades escolares.

Trata-se de um programa do Governo do Estado que visa a reforma e manutenção emergencial das escolas dentro de um pacote de obras que será executado em nível de convênio, e que deve ser colocado em pratica ainda neste primeiro semestre do ano. Para a execução das obras serão investidos cerca de R$ 2 milhões

Foram visitadas as escolas estaduais Rafael de Siqueira (Centro), Ana Tereza Albernaz (São Sebastião), Campo São José (Distrito de Água Fria), Quilombola Reunidas (Cachoeira Rica), e a escola municipal Santa Helena (Jangada Roncador), que atenderá a mais de 100 alunos da rede estadual neste ano, em salas anexas.

De acordo com o assessor especial da Seduc, Adão Brizola, Chapada dos Guimarães é uma cidade única, e que merece toda atenção do estado. “Estamos satisfeitos com as possiblidades de investir, e firmar parcerias com a prefeitura. A expectativa é que todas as unidades sejam atendidas ainda neste ano”, disse.

CACHOEIRA RICA

Durante visita a Escola Estadual Quilombola Reunidas da Cachoeira Rica, Adão Brizola destacou que o estado não poderá gerir a unidade, citando irregularidades na documentação do terreno e o baixo índice de alunos matriculados. E, em acordo com a comunidade escolar, ficou definido que a unidade será municipalizada. No entanto, serão mantidas as salas anexas e os profissionais da educação efetivos do estado, que vão continuar recebendo os alunos da rede estadual.

O prefeito Osmar Froner disse aos representantes da escola que assumirá a gestão da unidade transformando-a em um local de acolhimento à comunidade, com promoção de cursos, oficinais e atividades culturais.

Assumo esse compromisso com toda a comunidade escolar de Cachoeira Rica. Não podemos deixar que uma escola como essa, tradicional e importante para essa região, fechar as portas, e que nossos profissionais percam seu trabalho. Com a gestão da escola, e em parceria com o estado, vamos resolver os problemas estruturais e dar continuidade aos trabalhos”, disse o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal, Benedito Edmilson Freitas Filho, o Bozó, também participou da reunião e destacou que a municipalização é o melhor para a comunidade neste momento. “Essa união entre poder público e a comunidade é muito importante”, disse.

 

Fonte: Folhadacidade