CHAPADA DOS GUIMARÃES

Câmara abre ano legislativo com mensagem de união entre vereadores

Redação: Noticias da Baixada | 03/02/2021 - 17:44
Câmara abre ano legislativo com mensagem de união entre vereadores

A Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães retomou os trabalhos nesta terça-feira (02) em uma solenidade inaugural, realizada no Plenário Vereador José de Souza Neves. O presidente da Casa de Leis, Benedito Edmilson de Freitas Filho, o Bozó (PTB), abriu a sessão dizendo que é preciso assegurar reformas fundamentais para o município, estabelecendo uma política produtiva que permita a aprovação de projetos que mudem a vida das pessoas no campo e na cidade.

O presidente destacou a importância da união de todos os 11 vereadores, para que possam trabalhar visando um só objetivo, o desenvolvimento de Chapada dos Guimarães. Segundo ele, o desejo é que a Câmara Municipal seja respeitada e valorizada. Na sequência citou nomes de ex-presidentes da Casa, os considerando como homens que fizeram história e que deixaram importantes marcas, e que os novos vereadores desta legislatura devem tê-los como exemplo.

“O que precisamos de verdade é devolver a verdadeira identidade desta cidade ao nosso povo, nós temos que ter orgulho, bater no peito e dizer: sou chapadense!”, disse Bozó em seu discurso.

O chefe do Poder Legislativo aproveitou a ocasião para fazer compromissos com os vereadores e a população, dentre eles estão: retomar as sessões itinerantes, que percorrem as comunidades rurais; melhorar a comunicação e transmissão das sessões; transformar o arquivo físico em digital; e também convocar secretários para prestação de contas, semestralmente.

Já o vice-presidente, Jonas Gaudério (DEM), destacou que irá torcer para que o Poder Executivo consiga reorganizar as pendências jurídicas relacionadas às certidões para que o município possa caminhar rumo ao desenvolvimento. Ele também fez um agradecimento a todos os funcionários da Casa pelo empenho e comprometimento na realização deste primeiro evento desta legislatura. “A todos os nossos colegas, um bom mandato e que o ano seja de paz e sabedoria”, concluiu.

O vereador Birimbau (PSB) disse que está confiante que este será um ano de muitas realizações e espera que o município consiga voltar a receber recursos, e que vai trabalhar em conjunto com a prefeitura para ajudar o município.

Fabiana Advogada (PTB), vereadora de primeiro mandato, avaliou que a parceria e união devem prevalecer, com atuações em prol da população. “Já temos vários projetos de leis para apresentar na próxima sessão. Temos muitos projetos que vão beneficiar diretamente nossa populaçaõ”, disse.

O prefeito Osmar Froner (Esquerda) participou da sessão lendo uma mensagem aos vereadores

MENSAGEM DO EXECUTIVO

O prefeito Osmar Froner (MDB) participou da sessão lendo uma mensagem aos vereadores. Inicialmente, destacou os esforços do Poder Executivo para regularizar as contas, as dívidas herdadas das gestões anteriores, e as condições que recebeu a prefeitura e os prédios da administração pública.

Mas, neste momento, o que mais vale é olhar para frente. temos que nos motivarmos, prefeito, vice, secretários e vereadores. Construir um caminho sólido e seguro, para propiciarmos muita prosperidade à nossa população, firmando compromisso de melhoria e de fazer o que é certo”, disse Osmar.

O chefe do Poder Executivo também destacou que a independência e harmonia entre o Executivo e Legislativo são importantes para o desenvolvimento da cidade e apontou que a pandemia do novo coronavírus obriga a administração pública a melhorar a eficiência e a resolutividade.

O prefeito disse na mensagem que será preciso estratégia, planejamento, trabalho e esforço para transformar a cidade e afirmou que seu plano de governo é resultado de estudos técnicos, que valoriza a articulação de parcerias, que priorizou a saúde, educação e programas sociais.

SESSÕES ORDINÁRIAS

De acordo com o presidente da Câmara, até o momento está mantido o mesmo cronograma das sessões ordinárias, que são realizadas nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, sempre às 19h, de forma híbrida, com reuniões presenciais e online. Mas, pondera dizendo que poderá haver mudanças conforme as regras estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do qual faz parte representando o Legislativo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara