EM POCONÉ

Governo inaugura primeira unidade do Corpo de Bombeiros na região do Pantanal

Com investimento de R$ 2,6 milhões do estado, a unidade é considerada estratégica e foi estruturada para atuar no monitoramento e prevenção aos incêndios florestais na região do Pantanal.

Redação: Noticias da Baixada | 03/02/2021 - 16:55
Governo inaugura primeira unidade do Corpo de Bombeiros na região do Pantanal

Será inaugurado nesta sexta-feira (5) o 1° Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), na cidade de Poconé, a 104 km de Cuiabá, no Pantanal mato-grossense. Com investimento de R$ 2,6 milhões do estado, a unidade é considerada estratégica e foi estruturada para atuar no monitoramento e prevenção aos incêndios florestais na região do Pantanal.

A entrega da nova unidade é resultado de parceria entre a Secretaria de Estadual de Segurança Pública (SESP-MT) e a Prefeitura de Poconé, com apoio da iniciativa privada. O município disponibilizou o prédio para que o CBM-MT pudesse montar toda a estrutura para atendimento às ações de combate aos incêndios, além de outras missões de resgate e salvamento na região.

A nova unidade do Corpo de Bombeiros possui 200m² de área construída, com pátio de estacionamento para viaturas e caminhões. Inicialmente, serão cinco militares lotados na unidade: comandante, comandante adjunto e três soldados.

Os investimentos do governo garantiram o efetivo e a aquisição de veículos, além do mobiliário, radiocomunicação, materiais e equipamentos operacionais. Um dos veículos disponibilizados para a unidade é um carro do tipo autobomba tanque florestal, com capacidade de 3.750 litros de água.

O 1° Pelotão do CMB-MT está localizado na Rua Silvio Martins, n° 858, no Centro de Poconé.

No ano passado, o Pantanal mato-grossense foi alvo de um dos maiores incêndios da história.

Em setembro de 2020, o Pantanal registrou o número mensal mais alto de focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998: foram 6.048 pontos de queimadas registrados no bioma entre o dia 1º e 23 de setembro.

O fogo destruiu 85% do Parque Estadual Encontro das Águas, refúgio das onças pintas-pintadas. Dados do Inpe também apontam que, até 31 de agosto, havia uma perda de 12% do bioma neste ano – foram 18,6 km². Esse levantamento é divulgado mensalmente. 

Fonte: G1MT