
Na semana passada, o vereador Marcinho Pereira (MDB), que encabeçou a chapa única, foi eleito como novo presidente da Câmara Municipal de Poconé para o biênio 2021/2022.
Escolhido em votação aberta e por unanimidade, o novo presidente da Casa de Leis foi empossado logo após a eleição, assinando o Termo de Posse durante a sessão realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Marcinho está em seu terceiro mandato de vereador e em legislaturas passadas já ocupou o cargo de vice-presidente e primeiro-secretário. Na sua fala de posse, ele agradeceu aos familiares, amigos e eleitores, bem como, reafirmou seu compromisso com a sociedade.
Meu propósito é continuar trabalhando em prol do bem comum de nossa população e pela permanência da harmonia entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, pois Poconé não pode parar”, finalizou o parlamentar.
Além de Marcinho como presidente, a Mesa Diretora é composta ainda pelos vereadores Fábio de Oliveira (vice-presidente), Jossielma Silva (1a secretária) e Dudu Carrapato (2º secretário). Cabe à Mesa Diretora ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, mantendo a ordem geral das atividades legislativas.
Além dessas responsabilidades, a Mesa tem prerrogativas específicas e somente ela pode aprovar a proposta de orçamento da Casa e apresentar projetos para alterar o Regimento Interno e redefinir a remuneração de agentes políticos (vereadores, prefeito, vice e secretários).
É de sua competência, também, a criação, transformação ou extinção de cargos do quadro funcional da Câmara e cabe ao parlamentar que ocupa o cargo de presidente autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.