
Câmara Municipal de Cuiabá aprovou por 15 votos contra oito o aumento do salários dos vereadores. Com a atualização no rendimento, os parlamentares passarão a receber R$ 18,9 mil. O novo vencimento, contudo, só passará a ser recebido a partir de 2022.
A votação ocorreu em sessão virtual realizada na tarde desta terça-feira. Na votação, 15 vereadores aprovaram o aumento, oito se posicionaram contra e um se absteve.
Atualmente, os parlamentares da Casa de Leis municipal recebem R$ 15.031. O valor é referente à lei nº 5.642, aprovada em janeiro de 2013.
A atualização salarial tomou como base o valor recebido pelos deputados estaduais. Pela lei, os vereadores devem receber até 75% do quantitativo equivalente ao vencimento dos parlamentares da Casa de Leis do Estado. Com o aumento no salário dos deputados, ocorre também o aumento no salário dos vereadores.
Do lado dos apoiadores do aumento votaram os vereadores: Vinícyus Hugueney (Solidariedade); Marcos Veloso (PV); Adevair Cabral (PTB); Orivaldo da Farmácia (Progressistas); Chico 2000 (PL); Clebinho Borges (PSD); Ricardo Saad (PSDB); Dr. Xavier (PTC); Juca do Guaraná (MDB); Justino Malheiros (PV); Lilo Pinheiro (PDT); Luis Cláudio (PP); Marcrean Santos (PP); Mário Nadaf (PV) e Renivaldo Nascimento (PSDB).
Os que votaram contra a mudança foram os parlamentares: Abílio Júnior (Pode); Diego Guimarães (Cidadania); Dilemário Alencar (Pode); Toninho de Souza (PSDB); Wilson Kero Kero (Pode); Sargento Joelson (Solidariedade); Marcelo Bussiki (DEM) e Felipe Wellaton (Cidadania). O único que se absteve foi o vereador Adilson Levante (PSB).