INFRAESTRUTURA

MAGGI VAI RECEBER HARRISSON E MAIS 140 PREFEITOS

Redação: Redação | 00/00/0000 - 00:00
MAGGI VAI RECEBER HARRISSON E MAIS 140 PREFEITOS

O governador Blairo Maggi (PR) se reúne, em 1º de fevereiro, com os 141 prefeitos no Palácio Paiaguás para assinar um convênio que permite a entrega de 705 equipamentos, entre máquinas e caminhões, destinados à manutenção das estradas municipais.

 Após a assinatura, eles seguem para um terreno na avenida do CPA, em Cuiabá, ao lado do Shopping Pantanal, onde as máquinas serão entregues oficialmente. Maggi, que é pré-candidato ao Senado, pretende fazer barulho. Esta será a primeira vez que um governador recebe de uma só vez os 141 prefeitos do no Palácio Paiaguás.

O evento acontece a dois meses da despedida de Maggi, que terá de deixar o governo para disputar o cargo eletivo.

As máquinas foram compradas após o governo firmar um convênio com o Banco do Brasil. O contrato foi celebrado por meio do Programa de Sustentação de Investimento. Foram investidos R$ 241 milhões na compra das patrulhas, dentre elas pá carregadeiras, escavadeiras hidráulicas e motoniveladoras, além de caminhões basculantes e cavalo mecânicos. No geral, serão 705 equipamentos, sendo 408 caminhões e 297 máquinas.

Cidades de pequeno porte devem ser contempladas com quatro máquinas. No caso das maiores, o Estado destinará 10. Os 15 consórcios, por sua vez, receberão três patrulhas.

Após fazer a entrega dos equipamentos em Cuiabá, o governador distribuirá pessoalmente o maquinário aos consórcios para checar in loco o funcionamento de todos. Atualmente, menos de 10% das cidades possuem equipamentos para recuperação de estradas.

Com 141 municípios, o Estado possui 903.357 km² de extensão territorial. Estão sob responsabilidade do governo estadual 26 mil km de rodovias, nem todas pavimentadas. Já no caso das vicinais, sob a tutela dos municípios, quase todas encontram-se em estado precário devido ao fato dos prefeitos não terem esses equipamentos para manutenção e recuperação.

Durante o encontro com os prefeitos, Maggi deve pedir que eles priorizem a recuperação de vias de acesso aos assentamentos e povoamentos rurais e indígenas para facilitar o escoamento da produção.

Fonte: Patrícia Sanches/ Rednews