
A estiagem que atinge a região de Barão de Melgaço tem causado prejuízos à fauna e a flora do local, que tem sofrido com intensas queimadas, causando enormes impactos. Dados preliminares da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Gross, apontam que mais de 77 mil hectares já foram atingidos pelo fogo na região.
Com o objetivo de controlar o problema, foi implantado no município, no último dia 21 de agosto, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC de Barão de Melgaço.
"Com o início algo novo, estamos na fase de recrutamento de voluntários, para que possamos atender à população em geral. Inclusive, aproveito para chamar também à sociedade para se juntar a nós, como voluntários, em prol do nosso município, nessa causa tão importante, que é o meio ambiente", solicita a coordenadora da COMPDEC, Sílvia Adriana Soares.
Os trabalhos da coordenadoria tiveram início na última semana, de forma intensa, com uma denúncia de queimada na Comunidade Rio Novo. Porém, quando o Corpo de Bombeiros, a COMPDEC e a equipe do caminhão-pipa chegou ao local, o fogo já tinha tomado conta da vegetação seca rapidamente.
Enquanto as equipes tentavam apagar o fogo, eles se deparavam com animais tentando correr das chamas, na esperança de se salvarem, muitos já se encontravam com queimaduras pelo corpo. Nos vídeos feitos pela coordenadora é possível ver os bombeiros e os voluntários ajudando os animais silvestres que tentavam fugir para longe do fogo que destruía seu habitat natural.
Devido ao período de seca, umidade do ar abaixo do recomendado, a população em geral, principalmente a rural, tem se redobrado com os cuidados com queimadas. Uma vez que a vegetação está muito seca causada pela estiagem.
"Na última sexta-feira, 28 de agosto, presenciei de perto o que antes apenas assistia nos noticiários de TV: a falta de negligência humana, a falta de respeito com a natureza e a falta de consideração com seus vizinhos. Um alerta que fazemos é sobre a tentativa de combater as chamas, com a técnica do contra fogo. Tal técnica não se faz de qualquer forma, existem vários fatores que devem estar presentes", explica Silvia.
A COMPDEC tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, por meio do secretário Guilherme Ramos, e da Secretaria de Obras, por meio do secretário Antônio Cosmo, que auxiliam com caminhões pipas e maquinários.