
Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Declaração Universal dos Direitos da Água nos instiga a refletir sobre a importância da água para o nosso cotidiano e preservação da vida no planeta Terra. O líquido é considerado um dos principais patrimônios humanos, sendo dever de todos cuidar dele de maneira responsável, já que a sua escassez pode afetar a vida de todos os cidadãos do mundo.
Foi por sofrer com a falta desse precioso bem, que moradores da comunidade de Varginha, comunidade de Santo Antônio de Leverger, se reuniram e decidiram contratar uma empresa e furar poços artesianos em propriedades particulares.
Somente nos últimos 20 dias, cerca de 17 poços foram furados somente na comunidade, sendo sete na rua Ezequiel Dias, cinco na rua Clóvis Dias, dois na rua Itapeva, dois na rua Pedro Celestino e um na rua São Sebastião.
De acordo com o Técnico em Radiologia, Wellison Calazans, de 36 anos, a rua em que ele mora chegava a permanecer mais de 30 dias sem água. “Não foi uma decisão simples, já que um poço artesiano custa caro para fazer e ainda mais para manter. Gastamos 12 mil reais para que dez famílias moradoras da rua Ezequiel Dias de Amorim não precisem mais depender do poder público”, revela o morador.
Ainda conforme Wellison, as famílias sempre entravam em contato com o Departamento de Água e Esgoto da prefeitura para solicitar um caminhão pipa, mas na única vez em que a solicitação foi atendida, lhes enviado água com aspecto sujo e barrento.
Sempre vinham com a desculpa que a tubulação é antiga e que a bomba tinha queimado. Mas é complicado porque a água é essencial no nosso dia a dia, precisamos lavar roupa, tomar banho. Aqui também temos plantações e mexemos com criação de gado, então, é inviável ficar sem água”, destaca o técnico.
A comunidade é totalmente abastecida por poços artesianos mantidos pela prefeitura municipal. É cobrado dos moradores uma taxa mensal no valor de R$17,00. Usados para pagamento da energia elétrica utilizada pelo reservatório, bem como das manutenções que precisam ser realizadas.