Setenta e cinco crianças de 2 a 5 anos e 11 meses estão convivendo com uma situação de risco na creche Pombinha Branca no Bairro da Fronteira região central de Santo Antônio do Leverger.
Denuncia feita por uma mãe que mantém sua filha na creche, fez a reportagem do Levergernews e a Rio Abaixo FM visitarem o prédio na manhã desta sexta-feira (13/11). Os funcionários informaram que há vários meses as crianças e eles também convivem com o mau cheiro exalado pela fossa que recebe os dejetos do prédio.
Outra situação é quando ocorre as chuvas, as águas se misturam com o volume da fossa e transbordam, alagando a parte da frente da creche.
Atualmente quatro turmas de crianças estudam na unidade escolar, que é de responsabilidade da secretaria municipal de educação. Outro problema de segurança que os funcionários apontaram foi o padrão de energia , conforme as fotos , até uma equipe da Rede Cemat já esteve no local e solicitou a troca imediata.
Hoje o padrão esta em via de cair a qualquer momento, colocando em risco as crianças que freqüentam a creche. A reportagem confirmou na secretaria de educação que providências administrativas para aquisição de um novo padrão já foram tomadas.
Quanto ao esgoto , a secretaria de obras enviou um engenheiro, além do Gestor da Cidade Márcio Teixeira para averiguar as condições e informações repassadas a reportagem é que somente com a troca de mais de 30 mts de manilhas com 50cm de diâmetro o problema será resolvido, atualmente a rede de esgoto está com manilhas de 30cm de diâmetro, o que não atende a capacidade de escoamento . Clique na Galeria de Imagens e confira mais fotos da reportagem
