EM VÁRZEA GRANDE

Prefeitura define reabertura do comércio, shopping e 100% do transporte

Redação: Notícias da Baixada | 24/04/2020 - 22:09
Prefeitura define reabertura do comércio, shopping e 100% do transporte

 A prefeita de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, Lucimar Campos (DEM) determinou a retomada do comércio, incluindo funcionamento de shopping, na tarde de hoje (24), em novo decreto sobre as medidas de enfrentamento a pandemia causada pelo novo coronavírus no município. Os servidores públicos ainda deverão voltar a trabalhar em jornada integral em 11 de maio.  

De acordo com o decreto, os estabelecimentos deverão obedecer as regras de distância mínima de 1,5 metros entre cada pessoa, higienização rigorosa e atendimento limitado dos clientes. Lucimar ainda determinou a abertura de academias e cinemas em 4 de maio, mediante lotação máxima de 1/3 da capacidade. 

Os estabelecimentos comerciais, varejistas, atacadistas e shopping deverão funcionar com 50% da lotação máxima, enquanto restaurantes e outros locais do setor alimentício deverão atender apenas 30% da capacidade total. 

Retomada das aulas

As aulas no município devem ser retomadas em 5 de maio, mediante a nova avaliação da situação dos casos da Covid-19. O decreto ainda reforça que caso as atividades escolares retornem na data, não haverá férias no meio do ano e, para reposiação das horas perdidas, os alunos deverão estudar até dezembro. 

As atividades de prestação de serviço em geral, incluindo, assessorias e consultorias, também estão autorizadas a retornar. No entanto, os locais que não atendam ao público de forma individual deverão respeitar o atendimento de apenas 50% da capacidade. 

A prefeitura ainda orientou que reuniões presenciais sejam evitadas e a realização de atividades remotas sejam priorizadas. Todos os ramos de atividade econômica, seja qual for sua área de atuação, bem como as instituições bancárias, lotéricas e congêneres, deverão seguir as recomendações dos órgãos de saúde, sob pena de responsabilização. 

Os locais deverão controlar a entrada de pessoas, garantir o distanciamento mínimo, reduzir número de mesas, além de posicioná-las longe uma da outra, determinar o uso de toucas, máscaras e álcool 7%, disponibilização de locais para higienização das mãos e evitar aglomerações. 

Transporte coletivo

Lucimar ainda determinou a retomada total da frota do transporte público a partir de 4 de maio, mediante higienização diária dos ônibus. As atividades religiosas também foram autorizadas na mesma data, contanto que as prerrogativas de segurança sejam respeitadas. 

Os locais devem ainda controlar o acesso de idosos com mais de 60 anos e outros membros do grupo de risco da Covid-19, além de proibição da circulação de pessoas sem máscara. Além das novas decisões, o decreto reforça o poder de polícia de fiscalização e de punição para aqueles que desrespeitarem as regras. 

Fonte: RDnews