EM SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER

Costureiras saíram na frente confeccionando mais de 1.500 máscaras de tecidos que serão doadas para população

Redação: Notícias da Baixada | 03/04/2020 - 10:36
Costureiras saíram na frente confeccionando mais de 1.500 máscaras de tecidos que serão doadas para população

“Essas senhoras são nossas inspirações, no momento de crise, de quarentena, de pandemia por conta do coronavírus, enquanto muita gente está desesperada, elas deram exemplo, arregaçaram as mangas e confeccionaram mais de 1500 máscara de tecido, para doar aos mais necessitado”, declarou a secretária de assistência social de Santo Antônio de Leverger, Tayane Castro.

Há cerca de dez (10) dias, as ações das senhoras D. Lourdes, D. Tereza e D. Creuza servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio de Leverger, foram publicadas nas redes sociais, onde foram parabenizadas por vários internautas, por outro lado, a atitude das senhoras foi alvo de crítica por outras pessoas, que se mostrando “especialistas em equipamentos de segurança de saúde”, falaram que as máscaras confeccionadas eram inadequadas para o combate e prevenção a pandemia do coronavírus.

Existem pessoas que estão utilizando de tudo para fazer politicagem, não respeitaram as ações, os gestos de cidadania, de respeito com o próximo das senhoras e teceram duras críticas”.

Ontem o Ministério da Saúde publicou um manual indicando como a população pode fazer máscaras de tecido: "Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor", diz o manual divulgado pelo Ministério da Saúde.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta falou da eficiência da máscara de tecido, como também, orientou sobre a higienização do equipamento, que é a única diferença entre as outras máscaras.

As máscaras de pano são laváveis com sabão e água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. Lembrando que nunca devem ser compartilhadas, porque o uso é individual. Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer", explicou Mandetta.

A Secretária Tayane ainda informou que as máscaras são de tecido 100% algodão e laváveis segundo a última recomendação do Ministério da Saúde. Medida essa preventiva, já que o avanço da Covid-19 é uma realidade em no Estado e hoje existe uma escassez do equipamento em todo o Brasil. “Enquanto outros lugares vão começar a confeccionar as máscaras, Leverger já tem mais de 1.500 para doar para população”.

O prefeito Valdir Castro Filho, além de parabenizar as atitudes das senhoras, ressaltou a importância da Secretaria de Assistência Social sair na frente, com atitudes que venham atender as necessidades da população. As confecções das máscaras faz parte do Programa Leverger em Ação.

Fonte: Redação