Este ano o Carnaval Arte e Folia em Chapada dos Guimarães 2020, foi repleto de apresentações de artistas e arte-educadores que trabalham no desenvolvimento e no fomento da cultura no município, promovendo a transformação social de crianças e jovens que aqui vivem.
Para abrir o primeiro dia a atriz Fernanda Marimon apresentou o seu espetáculo com a "Contação de Estórias"e logo após a Cia Alegrís apresentou a peça "A Benzeção da Terra", que colocam entre lendas, cantigas e personagens do folclore matogrossensse, a educação ambiental, a agroecologia e os saberes tradicionais no mesmo balaio de sonho e alegria.
Oficina de Bolhão de Sabão e Folia de Brincar com a Família Malacriada e Camarim Maluco com Pintura Facial, brincadeiras e apresentação do espetáculo " O Mágico de Aki Aki" que envolve o público em mágica, riso, ludicidade e vontade de sonhar, amor próprio e persistência. As meninas do grupo de Dança Elementares que quer dizer; os eventos forte da natureza, grupo criado em 2017, na comunidade QUILOMBO lagoinha de baixo de Chapada dos Guimarães deram show de dança afro no palco.
A Oficina de Poesia em Movimento foi uma oficina de dança que propôs um reencontro com o corpo e suas poéticas com a atriz chapadense Oz Ferreira. A Oficina de Musicalização Infantil com a arte-educadora Iva Marques, que tem como foco fazer as crianças vivenciar através da voz cantada os sons corporais, e dos instrumentos de percussão, a expressão musical e os ritmos brasileiros de forma expontânea e descontraída. Além das oficinas de tiaras criativas, pintura facial, instrumentos de sucata, a magia do circo com o ator e produtor, Luciano Bortoluzzi, fundador do Trio Pirathiny.
O Músico Paulo Monarco e Henrique Santian apresentaram o Show CREÔNÇAS para CRIANÇAS, ouvimos sons de animais, que eles brincam com as crianças para adivinhar os sons de cada bicho. E não parou por aí, as crianças e os Idosos do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, juntamente com a APAE, fizeram um desfile muito criativo com coreografia lúdica com bichos da região matogrossense criados artesanalmente, confira nas fotos, um pouco de toda esta Arte e Folia que Chapada dos Guimarães viveu durante este Carnaval 2020.


