
A Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, através da Secretaria Municipal de Saúde, está preparada para atuar no Dia D de Vacinação Contra o Sarampo, nas principais localidades polos da região.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcos Teixeira, a mobilização em Santo Antônio de Leverger será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde:
1 – Manoel Júlio Pedroso
2 – Varginha.
3 – Porto de Fora.
4 – Agrovila das Palmeiras.
5 – Olho D`Água.
6 - Mimoso
“O Dia D de vacinação contra o sarampo será amanhã, sábado, dia 15.02.2020, das 7:00 ás 17:00, em todas UBS de Santo Antônio de Leverger”.
“O horário de atendimento ao público no Dia D, é das 7:00 às 17:00, e as UBS estão totalmente preparadas para receber a população, nós contamos com o empenho e responsabilidade dos pais e responsáveis, para vacinar as crianças e jovens”, explicou o secretário de saúde.
"O secretário municipal de Saúde, Marcos Teixeira falou da importância da vacinação para evitar uma doença que tem cura, tem vacina para prevenir, mas que se agir com negligência, pode até levar a morte.
Quando não tinha vacina, a sarampo já foi motivo de mortalidade de muitas crianças, hoje temos a vacina, é gratuita, basta procurar uma unidade de saúde que será atendido, seja consciente, responsável, prevenir é muito melhor que remediar, lembre-se que sem tomar a vacina, o sarampo ainda pode matar”, ressaltou o secretário.
O Dia D de vacinação contra o sarampo tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens, com idades entre 5 e 19 anos, em faixas etárias que ainda não haviam sido convocadas e nem vacinadas, evitando assim, o risco de propagação da doença no pais.
O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra
Quais são os principais sintomas do sarampo?
Febre acompanhada de tosse.
Irritação nos olhos.
Nariz escorrendo ou entupido.
Mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.