
Com 240 casos confirmados de hanseníase, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger está realizando uma campanha para conscientizar a população, sobre a importância de procurar as unidades de saúde, para realizar os devidos exames, consequentemente se necessário, fazer o tratamento.
No último final de semana, com o tema: “Está na hora de você se tocar, mancha na pele e perda de sensibilidade pode ser hanseníase”, foi realizado o 1º Encontro sobre hanseníase de 2020 no município.
A melhor prevenção é informar, nós estamos mostrando o perigo que é esta doença,antigamente chamavam de lepra, sem tratamento causa danos as pessoas que vai desde graves feridas, passando por amputações, podendo até matar. Nós da Prefeitura através da Secretaria de Saúde, estamos fazendo a nossa parte, cabe ao povo evitar maiores transtornos e fazer os exames”, ressaltou o prefeito Valdir Castro Filho.
“A Hanseníase fez uma vítima fatal no último final de semana numa comunidade rural do município”.
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Leverger, desde o período em que os Agentes Comunitários de Saúde detectaram a doença, a vítima se recusou a fazer o tratamento, e em cada visita era visível que o caso ia se agravando. Os agentes relataram que era só chegar na residência da vítima, que ele fugia para o mato, e só voltava depois da retirada dos agentes. A Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Leverger apresentou levantamento atualizado sobre a situação da hanseníase, que ficou da seguinte forma:
Casos confirmados – 240
Casos tratamento – 135
Casos concluídos – 105
Casos de pacientes que abandonaram o tratamento – 21.
Só na zona urbana de Leverger foram diagnosticados 87 casos confirmados, no distrito da Varginha são 23 casos confirmados, em Porto de Fora e Mimoso existem 07 pessoas diagnosticadas com a doença, na comunidade de Olho D`água são 07 casos e no distrito de Agrovila das Palmeiras foram confirmados 11 casos.
"Não podemos ser descuidados com a nossa saúde, temos que prevenir para não ter que remediar”, alertou Valdirzinho.
O que é Hanseníase?
É uma doença infecciosa e contagiosa causada por um denominado Mycobacterium Leprae.
Sinais e Sintomas:
1 - Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades.
2 – Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor,
frio, dor e tato.
3 – Áreas da pele que aparentemente normais com alteração da sensibilidade e secreção.
4 - Caroços e placas em qualquer lugar do corpo.
5 – Diminuição da força muscular.
Como se transmite?
Secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirros.
Como tratar?
O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito, com medicamentos via oral, sendo dois ou três tipos de medicamento diferentes. Independente de qual seja o tipo de tratamento, a hanseníase tem curar, basta o povo se conscientizar e fazer os exames o quanto antes.