
O Plano foi projetado com foco turístico num período de uma década (2020/2030), por meio de consultoria do SEBRAE/MT, em parceria com a Prefeitura do município. Agora, o documento passa apenas por uma formatação legal e logo será novamente encaminhado ao gabinete do prefeito para aprovação final do gestor. Depois vai esta disponível para acesso da sociedade.
O Plano passou a ser confeccionado em março de 2019 após o prefeito Silmar Souza Gonçalves tem sancionado a Lei de n° 886/2019 que “criou o Conselho Municipal de Turismo do Município de Nossa Senhora do Livramento (CMTNSL), e deu outras providências.”
Vinculado à secretaria municipal de Cultura e Turismo, ao passar de oito meses, o órgão deliberou e buscou consulta e assessoramento junto as SEBRAE com objetivo de colaborar na definição e no planejamento turístico do município papa-banana, o que culminou recentemente.
De março pra cá, várias reuniões entre o Poder Público e entidades do setor contribuíram com o Plano. Entre as ações que poderão auxiliar no turismo papa-banana e auxiliar na geração de emprego esta a criação de um centro de atendimento ao turista; criação de áreas de lazer e parques em bairros e comunidades rurais; recuperação e revitalização de lagos público; construção e revitalização de mais praças públicas; criação de Casa da Memória e Cultura; construção de quiosque e espaços livres e áreas verdes, tanto na entrada quanto dentro da cidade.