
O Prefeito de Nossa Senhora do Livramento Silmar de Souza, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de sexta-feira (29), na sede da referida pasta, a entrega de tablets para Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
A nova ferramenta tecnológica passa a substituir o papel para dinamizar e facilitar os trabalhos dos ACS e também dos Agentes de Combate as Endemias (ACE).
Ao todo foram entregues 39 dispositivos pessoais em formato de prancheta que também serão usados pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), ampliando assim as ofertas de saúde na rede de serviços no município livramentense, entre eles a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Contudo vale ressaltar que há tempos alguns ACS já vêm fazendo uso do tablet e consistindo no teste de implantação da informatização na Atenção Primária.
De acordo com a secretária da pasta Rita Aurélia Proença, para 2020 novos agentes serão convocados pela Prefeitura. “Esses agentes foram selecionados através de processo realizado este ano, e todos eles já entram fazendo uso de tablets, já que previamente adquirimos um total de 50.” O secretário municipal de Administração e Planejamento Manoel Gonçalo de Campos também participou da entrega onde destacou o avanço administrativo para o setor.
“A nova ferramenta vai facilitar os trabalhos dos agentes, já que as informações sobre os imóveis e cidadãos ficam mais rápidas, ajudando toda a equipe de saúde do município.” O prefeito Souza foi além ao destacar que o Poder Público tem se preocupado com melhorias nos trabalhos dos ACSs. “Nossa intenção é dar agilidade, integração e melhoria na qualidade de trabalho e também nas informações pelo uso dos tablets.
De agora em diante os ACSs deixam de fazer o lançamento manual das fichas e ainda podem criar uma rede de compartilhamento de informações entre eles. Tudo isso, logicamente, irá auxiliar os processos de mobilização social e educação em saúde”, concluiu Souza.