
A secretaria municipal de Saúde de Santo Antônio de Leverger realiza neste sábado (30), a segunda etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo. A primeira etapa ocorreu no último dia 19 de novembro e contemplou crianças de 6 meses a menores de cinco anos.
Desta vez, segundo o secretário municipal de Saúde da prefeitura de Santo Antônio, Marcos da Costa Teixeira, a campanha tem como foco adultos de 20 a 29 anos.
Neste sábado, “Dia D” da vacinação, serão aplicadas as doses da Duplo Viral que protege contra o Sarampo e a Rubéola. Ainda segundo o secretário, as unidades de atendimentos da saúde das localidades de Porto de Fora, Olho D’Água, Varginha e Agrovila, assim como também, a UBS Manoel Júlio Pedroso da sede do município, todas funcionarão das 07h as 11h e das 13h as 17h, para atender os moradores.
Ouça mais informações sobre o Dia D da vacinação com o secretário de Saúde de Santo Antônio de Leverger
Sarampo Já considerado erradicado no Brasil desde 2016, este ano, o Sarampo voltou a ser notificado devido à baixa cobertura vacinal. Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos, denominados sinais de Koplik.
Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo. Os sintomas começam-se a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.
A rubéola e a roséola, apesar de causarem sintomas semelhantes aos do sarampo, são causadas por vírus diferentes e apresentam características distintas. O sarampo transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infetada. Pode também ser transmitida através do contato com a saliva ou secreções nasais. Nove em cada dez pessoas que não estão imunizadas e partilham um espaço com uma pessoa infetada contraem a doença.
As pessoas infetadas podem infetar outras pessoas desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da mancha vermelha. As pessoas geralmente só contraem a doença uma única vez na vida. A confirmação do vírus em casos suspeitos através de exames é importante para a saúde pública. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença, diminuindo em 75% o número de mortes.