Alunos participam da aula inaugural do PROERD em Santo Antônio

Redação: Redação | 14/10/2009 - 00:00
Alunos participam da aula inaugural do PROERD em Santo Antônio

 Instrutores do Programa PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) da Polícia Militar, fizeram o lançamento da aula inaugural na manhã desta quarta-feira (14). Participaram da solenidade na Câmara Municipal, diretores, professores, alunos e autoridades políticas do município. O Programa começa efetivamente na próxima segunda-feira (19), nas escolas Hermes Rodrigues de Alcântara e Leônidas de Matos na sede do município. Para o diretor José Maria, da Leônidas “ implantar o Proerd na unidade escolar será uma forma de conscientizar os alunos quanto ao não uso de drogas, estamos enfrentando um problema . Por isso a importância do PROERD dentro da nossa unidade, para trabalhar nossos alunos, conscientizando-os sobre esse malefício”.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas foi baseado no modelo americano criado em 1983, o D.A.R.E (Drugs Abuse Resistance Education), em Los Angeles, EUA. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e, em 1993, pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd. Em Mato Grosso o programa é executado desde o ano 2000.
O objetivo do Proerd é a prevenção ao uso das drogas por crianças e adolescentes, alertando para os malefícios causados à saúde física e mental do usuário, e também prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso das drogas. Desde o ano 2000, quando foi criado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas formou 130 mil crianças em todo Estado e já atua em 74 municípios de Mato Grosso. Desse total, 30 mil são crianças da Baixada Cuiabana.
INVESTIMENTO
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é um dos projetos sociais do Estado que receberá recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, no qual Mato Grosso aderiu recentemente.
Uma das principais frentes do Pronasci é a prevenção da violência por meio de projetos sociais desenvolvidos com crianças e adolescentes. Segundo o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel PM Jacques Lopes da Cunha, o recurso que será destinado ao programa irá qualificar mais policiais militares que atuam como instrutores, possibilitará a aquisição de mais equipamentos e materiais didáticos como livros e veículos para prestar melhor atendimento aos familiares dos adolescentes ingressos no programa. "Esse investimento que Mato Grosso receberá é muito importante, principalmente para os projetos sociais, que deverão ser ampliados, alcançando mais crianças e, consequentemente mais famílias", falou o coordenador.
O Programa é uma parceria entre Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ).

Confira mais fotos da aula inaugural do PROERD na Galeira de Imagens.

Fonte: Reportagem