
Nos últimos anos a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento vem investindo massivamente em áreas fundamentais que gerem resultados de eficiência, custo, tempo e qualidade dos serviços prestados pelos seus servidores.
Com isso a gestão do prefeito Souza, não somente busca alcançar a qualidade produtiva do órgão, mas também a satisfação dos munícipes local. Nesta quarta-feira (13), técnicas que enfocam compras púbicas foram ministradas pelo Sebrae cujo destaque principal foi sobre a qualidade das ‘compras públicas’.
Assuntos como especificação de materiais e produtos, qualidade da compra, cobrança, penalização, prazos, e preços também foram abordados. A capacitação se deu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, através de explanação, discussão sobre tipos de Termo de Referência e apresentação de grupos.
O modelo usado foi o Design Thinking, - uma metodologia criativa e prática que foca na solução de problemas e concepção de projetos através de um processo colaborativo e centrado no cliente. “O Design Thinking é uma ferramenta de inovação em Negócios, e aborda problemas tradicionais de negócio sob múltiplas perspectivas, ajudando a solucioná-los de maneira mais efetiva, principalmente, nas licitações municipais destinadas à compras”, destacou o consultor técnico do Sebrae Joilson Aneri.
De acordo com Joilson, o processo do design thinking é bastante criativo de fácil utilização para criar soluções nos grandes e pequenos negócios, e também no Poder Público. Segundo ele, as bases do design thinking vão de empatia; experimentação; prototipação; e que o processo é centrado no ser humano, altamente colaborativo, experimental, otimista e visual. As fases do processo estão divididos em: Imersão (insights), Ideação, Prototipação e Realização.
Ao participar do evento, o secretário municipal de Administração e Planejamento Manoel Gonçalo de Campos disse que a gestão do prefeito Souza tem investido em capacitação dos servidores, “até porque é preciso acreditar que por meio de mais conhecimentos podemos fazer a diferença, desenvolvendo soluções inovadoras de negócio como o design thinking, que nos aprimorou ainda mais os nossos conhecimentos na área de compras.”