
O prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdirzinho (PSD), determinou na última quinta-feira (24), através da secretaria de Gestão a retomada dos processos administrativos para a reconstrução da ponte sobre o córrego Boca de Cavalo, localizada na comunidade ribeirinha de Barranco Alto.
A determinação do prefeito é amparada legalmente pela existência de situação anormal caracterizada como situação de emergência conforme Decreto Municipal 066/2019 – DOE da AMM/23.09.2019, cuja estrada vicinal fica localizada a Ponte do Córrego Boca de Cavalo, na região ribeirinha de Barranco Alto.
Segundo levantamento do Departamento de Engenharia ligada a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos da prefeitura, com auxilio de um Relatório de Vistoria do Projeto Verde Rio/SUF-SEMA/2019, o qual indicou no mês de maio deste ano o desgaste causado por intempéries na Ponte, havendo riscos aos usuários pelas condições precárias da ponte, bem como no Relatório Técnico oriundo do Departamento de Engenharia do Município constando instabilidade da estrutura global da ponte com risco de acidente, causados pelo assoreamento do Rio, o que levou a interdição da ponte pela prefeitura.
Diante do fato e amparado legalmente, o prefeito determinou a reconstrução da ponte por dispensa de licitação. A ponte de 40 mts de extensão vai custar aos cofres públicos da municipalidade a quantia de até R$ 170.314,62 (Cento e Setenta Mil, Trezentos e Quatorze Reais e Sessenta e Dois Centavos). Informações da assessoria da prefeitura dão conta que o prazo máximo para a conclusão das obras esta prevista em até 90 dias, a partir da ordem de serviço.