
Nesta segunda-feira (21/10), a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Drª Daniele Cristiane Giroldo, divulgou os números dos pacientes atendidos no mês de setembro através do sistema HORUS- Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica “entrega gratuita de medicamentos” mediante receitas médicas em Poconé (104 km de Cuiabá-MT).
Durante o decorrer do mês de setembro, foram atendidos 284 (duzentos e oitenta e quatro) usuários SUS através da farmácia municipal (possuem medicamentos cadastrados) a qual 249 (duzentos e quarenta e nove) são de Poconé, e os demais pertencentes a outros municípios, por se tratar de uma cidade turística carece da recepção, constituindo assim conforme rege a lei 8080/90 lei que regulamenta o SUS a medicação e um direito de todos e dever do Estado.
Ao girar o sistema com cadastro almoxarifado central, foram atendidos 165 (cento e sessenta e cinco) pacientes, sendo todos com cartão do sus devidamente atualizados, a qual encontra-se insumos, correlatos. Ao girar o sistema com cadastro realizados no Distritos, no ESF do Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, foram atendidos 159 (cento e cinquenta e nove) usuários, no ESF do Distrito de Cangas 158 (cento e cinquenta e oito) usuários, totalizando o montante de 766 (setecentos e sessenta e seis) atendimentos computadorizados somente a usuários SUS.
Para realizar a saída dos medicamentos aos pacientes, se faz necessário os seguintes documentos: Receita medica dentro do prazo de validade (medicação contínua 6 meses), antibiótico 7 dias e controle especial 30 dias, RG, Cartão SUS, ambos de extrema importância a qual permite a saída diretamente no nome do usuário não podendo realizar a baixa em nome de outro que não seja o mesmo que apresenta na receita e o mesmo deve estar atualizado com seu endereço.
A Farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Rua Padre Manoel Francisco, Centro (ao lado da UBS – Central) e o telefone é o (65) 3345 – 1355.
CRITÉRIOS PARA RETIRADA DOS MEDICAMENTOS:
1 - Estar com a receita médica dentro do prazo de validade (medicação contínua são 06 meses, antibióticos 07 dias e controle especial, 30 dias);
2 - Ter o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e documento de identidade em mãos.
O cidadão que ainda não possui o cartão pode fazer um pré-cadastro e gerar um protocolo de atendimento no Portal Saúde do Cidadão. Em Poconé, os usuários podem gerar o seu cartão na sede da Secretaria Municipal de Saúde (avenida Dom Aquino, próximo ao hospital)
3 - Comparecer até a Farmácia Municipal, munido do cartão SUS, documento de identificação e a receita médica (SUS ou particular) e solicite a medicação. Pode ser retirada pelo usuário ou responsável legal (com apresentação da carteira de identidade).