SANTO ANTÔNIO

Reforma da ponte e a construção da nova estrada do Barranco Alto esbarra na burocracia

Redação: Notícias da Baixada | 01/10/2019 - 12:05
Reforma da ponte e a construção da nova estrada do Barranco Alto esbarra na burocracia

Mesmo com o problema se arrastando há mais de 10 anos, quando o Ministério Público firmou um compromisso com o então prefeito na época Hugo Padilha, a reforma da ponte que liga a comunidade do Barranco Alto a sede de Leverger, ainda esbarra na burocracia.

A Ponte foi interditada pelo Ministério Público, baseado em um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em 2010”.

O prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Castro Filho (PSD) informou que a Prefeitura entrou com um projeto da construção de uma nova estrada, onde será necessário desapropriar um trecho do Sítio da Vovó.

Para a desapropriação será necessário a contratação de um profissional, para avaliar a área, que vai informar o valor correto da área, para depois fazer a desapropriação e pagar a área em juízo, conforme o valor da avaliação.

Após resolver a questão da desapropriação, irá começar as obras da nova estrada, que vai precisar ser aterrada, levando de um metro e meio a dois metros, como também a construção de uma ponte nova, que vai ter 26 a 30 metros de comprimento.

Tanto a construção da estrada, quanto da ponte terá que ser licitada em tempo hábil, para executar antes do período da chuva. “Se dependesse apenas da minha vontade já estava resolvido, mas temos Leis, tem que pedir autorizações, tem que ser autorizado, tem que fazer licitações, não podemos chegar com tratores e simplesmente começar e terminar a obra, existem regras que temos que cumprir”.

Parceria entre a Prefeitura de Leverger e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (SINFRA), com a celebração de um convênio, irá reformar a ponte, sendo que a Prefeitura vai arcar os custos de 50% e a SINFRA com os outros 50%.

Falar que está tudo pronto, a disposição no caixa, isso qualquer um fala, já protocolamos e vamos protocolar outros ofícios buscando o convenio com a SINFRA, se até o Governo do Estado está com dificuldades financeiras, imagine Leverger, mas trabalhando juntos, teremos condições de atender a nossa população”, disse Valdirzinho.

Hoje, a prefeitura está dependendo da burocracia da celebração do convênio com o Estado, para licitar a obra da ponte, como também começar os trabalhos da nova estrada.

“Celebrar um convênio não se faz do dia para noite, pode sair até a próxima sexta- feira, como em março de 2020”. Valdirzinho disse que as questões burocráticas atrapalharam a retomada da reforma da ponte, mas que o corpo técnico da Prefeitura está trabalhando para agilizar os processos. “Sei da necessidade da nossa gente, essa obra é prioridade, tenho certeza que nesta semana teremos boas notícias para o nosso povo”, ressaltou o prefeito.

Fonte: Redação