POR QUEIMADAS

Prefeita decreta situação de emergência no município de Chapada dos Guimarães

Prefeitura alega um prejuízo de R$ 23 milhões com despesas não previstas no orçamento

Redação: Notícias da Baixada | 13/09/2019 - 15:05
Prefeita decreta situação de emergência no município de Chapada dos Guimarães

Por causa da quantidade de focos de incêndio nas zonas urbana e rural, a prefeita de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, Thelma de Oliveira (PSDB), decretou situação de emergência no município, na quinta-feira (12).

A região tem um parque de preservação nacional, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.

Brigadistas combatem fogo em Chapada dos Guimarães (MT) FOTO - Ianara Garcia / TVCA

Os incêndios florestais já teriam afetados cerca de 10 mil moradores. A prefeitura alega um prejuízo de R$ 23 milhões com despesas não previstas no orçamento e, por isso, teria estourado a capacidade operativa e financeira do município.

Situações de anormalidade nas diversas áreas do município continuam a exigir do Poder Público a adoção de medidas urgentes para restabelecer a normalidade", justifica a prefeitura.

O decreto também leva em consideração a saúde dos moradores que inalam a fumaça com grande concentração de monóxido de carbono. A situação, segundo a prefeitura, "tem elevado significativamente o número de atendimento médico e uso de medicamentos nos postos".

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que fica no município de Chapada dos Guimarães, teve os atrativos turísticos fechados desde segunda-feira (9) como medida de segurança. O incêndio na região começou há mais de duas semanas.

Fogo no Parque da Chapada dos Guimarães FOTO: CIOPAER-MT/ DIVULGAÇÃO

O fogo próximo à MT-251 tem prejudicado o tráfego entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Em alguns pontos, a visibilidade é quase zero. O Instituto Chico Mendes (ICMBio) ainda deve calcular a área atingida. A estimativa, porém, é de que o fogo já tenha consumido 5 mil hectares de vegetação.

Fonte: Com informações da Gazeta Web