LIVRAMENTO- MT

Prefeitura e Sebrae capacitam técnicos para aquisição de produtos da agricultura familiar como merenda escolar

"Além de saudável, a alimentação escolar passa a ser vista como fator de desenvolvimento educacional local"

Redação: Notícias da Baixada | 06/09/2019 - 15:50
Prefeitura e Sebrae capacitam técnicos para aquisição de produtos da agricultura familiar como merenda escolar

Com intuito de priorizar as compras de produtos da agricultura familiar do próprio município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Sebrae/MT, ministraram nesta terça e quarta-feira (3 e 4.9), curso sobre ‘alimentação escolar - como fator de desenvolvimento educacional.

Luís Cesar Pivovar foi o consultor técnico Sebrae. Nesses dois dias de encontro uma equipe formada por técnicos e professores livramentenses vivenciaram ações que nortearam sobre o processo de compras, responsabilidades dos atores envolvidos, a agricultura familiar como política pública de inclusão econômica e social, entre outros.

A capacitação aconteceu no auditório da própria secretaria acima mencionada.

De hoje em diante daremos preferencia na aquisição de frutas e verduras produzidas na nossa região, ou seja, vêm de agricultores do próprio município. As frutas e verduras serão oferecidas na merenda dos nossos alunos. Alimenta-los dessa forma se tornará mais saudável e ainda colaboramos com o desenvolvimento da agricultura familiar papa-banana”, destacou a secretária de Educação Maria Auxiliadora da Silva Cunha.

Na verdade, a compra direta dos agricultores familiar garante mais praticidade e qualidade no preparo dos alimentos, com a logística feita dentro do território municipal, o gera um ciclo de benefícios para toda a população. “E o dinheiro ficará no próprio município, gerando uma cadeia econômica que valoriza e incentiva os agricultores”, acrescentou Auxiliadora.

Existe no Brasil uma cartilha mostrando passo a passo de como o pequeno produtor deve proceder para vender para o Poder Público e assim utilizar os alimentos no Programa Nacional de Alimentação Escolar dos estudantes do ensino infantil nas escolas da rede pública municipal.

Fonte: Da Assessoria de Imprensa