
A Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, através da Secretaria de Educação do Município entregou os Certificados de conclusão do curso, Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os alunos da primeira turma.
O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (04), na sede da Secretaria de Assistência Social de Leverger, onde contou a presença de dezenas de pessoas, entre alunos e seus familiares, como também, de professores, coordenadores, do prefeito Valdir Castro Filho (PSD), secretários e vereadores.
O Projeto Educação Não Tem Idade foi idealizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, que elaborou o projeto, encaminhou para a Câmara Municipal de Vereadores, onde foi analisado, votado e aprovado.
O curso Educação de Jovens e Adultos (EJA) faz parte do Projeto Educação não tem Idade” De acordo com o secretário de educação do município, Pedro Ribeiro, mais de 100 alunos participaram desta edição do projeto Educação Não Tem Idade. “Estamos trabalhando de várias formas, em muitos setores para atender a nossa população, detectamos a necessidade deste curso, e conseguimos realizar, conforme o desejo do nosso povo”, declarou o secretário Pedro Ribeiro.
“Estudantes de dez (10) bairros e comunidades da zona rural de Santo Antônio de Leverger participaram do EJA”. Nesta primeira edição, participaram alunos de vários bairros e comunidades da zona rural do município, como Lixa, Fronteira, Assentamento, Nossa Senhora Aparecida, Liderança, Barreirinho, Mato Verde, Lambari, Córrego do Ouro e Sangradouro.
Para a secretária de Assistência Social do município, Regiane Gisele proporcionar condições às pessoas aprenderem a ler e escrever, é conceder o direito de mais dignidade ao cidadão.
Este tipo de trabalho é muito gratificante, a gente fica muito feliz, empolgado por colaborar desta forma na vida das pessoas, em pouco tempo a transformação aconteceu, antes eles dependiam de alguém para ler e escrever, hoje são independentes, prontos para realizar novos sonhos”, ressaltou o prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Castro Filho que se mostrou satisfeito com o resultado do EJA.
Para os estudantes que participaram do curso e receberam o certificado, pode aprender ler e escrever é a realização de um sonho, em muitos casos são pessoas que trabalharam a vida toda e não tiveram a oportunidade de estuda e só agora conseguiram. “Hoje a minha assinatura é por escrita, não é mais no polegar, nós só temos que agradecer o prefeito Valdirzinho e a sua equipe pela iniciativa de realizar este curso” disse um estudante.
O secretário de educação, Pedro Ribeiro informou que no próximo mês de outubro, vai iniciar a outra fase do EJA em diversas comunidades, e pede a participação entusiasmada dos estudantes.
Participaram da cerimônia além do prefeito e parte do seu secretariado, o presidente da Câmara Municipal, Dudu Moreira (PSB), e os vereadores, Rominho (PSDB) e José Manoel (PSD).