BARÃO DE MELGAÇO

Sem atendimento bucal há mais de 90 dias, moradores "gritam" com dor de dente, revela vereador

Redação: Notícias da Baixada | 19/08/2019 - 11:28
Sem atendimento bucal há mais de 90 dias, moradores Vereadores reunidos em sessão na manhã da última sexta-feira (16)

A população de Barão de Melgaço, município localizado a cerca de 100 km da capital, está sem a prestação de serviço público de dentista, há mais de 90 dias, devido a falta de manutenção dos equipamentos.

O vereador Ednaldo Leopoldino Dias (PSC), mais conhecido como vereador Tico, utilizou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão, realizada na última sexta-feira, dia (16), para cobrar a manutenção dos equipamentos utilizados pelos dentistas, para atender a população.

Não é possível que por falta de um compressor o povo deixa de ser atendido”. De acordo com o parlamentar, a maioria da população do município vive na zona rural, “as pessoas, andam várias horas de barco para chegar na cidade em busca do dentista, que em muitos casos não está atendendo por falta do equipamento”, ressaltou o vereador.

O município tem três fontes arrecadadora de recursos para serem destinados à saúde, com o recolhimento dos impostos federal, estadual e municipal, e mesmo assim, a manutenção de um simples compressor não é realizada, denúnciou o parlamentar.

De acordo com os últimos dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, a população de Barão de Melgaço foi estimada em 8.563 pessoas, dessas, segundo informações dos parlamentares do município, 90% necessitam de atendimento no sistema de saúde pública, mas que devido a precariedade, não estão sendo atendida.

A equipe de reportagem do Notícias da Baixada procurou a secretária de saúde do município, Waguionira Radica, popularmente conhecida Deca, para falar sobre o assunto, mas ela preferiu não se manifestar à reportagem, revelou que vai procurar os vereadores para expor a real situação do problema que afeta os usuários de odontologia da comunidade.

Fonte: Especial - Lauro Nazário