
A prefeita de Chapada dos Guimarães, Telma de Oliveira (PSDB), entregou no aniversário do município no último dia 31, obras de reformas e revitalização de prédios públicos a população.
As comemorações dos 268 anos iniciaram no dia 30, com apresentações artísticas e culturais. No dia 31 a festa continuou na Praça do Festival com apresentações de grupos de capoeiras, coral, dança e shows com grupos musicais.
Para a prefeita, a programação especial em comemoração ao aniversário da cidade só foi possível graças ao empenho e o apoio de todas as secretarias municipais da administração.
Chapada é uma das principais cidades do Estado, então a festa é para todos os mato-grossenses. Estamos com uma programação intensa e bem diversificada para toda família”, afirmou a prefeita.
No dia do aniversário, quarta-feira (31), a programação começou a partir das 9h com a reinauguração do Prédio da Cadeia Pública, depois seguiu com a inauguração do Ginásio de Esportes e em seguida a apresentação do projeto de revitalização da Piscina Pública, na sede da Secretaria de Turismo.
Chapada dos Guimarães fica a cerca de 60 km da Capital e é considerada uma das rotas mais importantes do turismo no Estado, pois na região há grande diversidade de opções de passeio e lazer.
Além de dezenas de práticas esportivas como tirolesas, boia cross, rapel e trilhas, a região possui centenas de cachoeiras, rios cristalinos, cavernas, lagos, sítios arqueológicos e das formações rochosas que unidas a paisagem rodeada pela vegetação típica do cerrado, encantam os olhos dos turistas.
O artesanato local é uma das referências na cidade e pode apreciado em exposições na Praça Central da cidade ou ainda em lojas especializadas. A gastronomia típica regional também atrai turistas que são atraídos pela diversidade de opções e restaurantes da cidade. A cidade possui uma ampla rede hoteleira com preços e opções que agradam a todos os públicos e bolsos.
MAIOR MUNICÍPIO DO MUNDO
Chapada já foi considerado o maior município do mundo, quando ainda media cerca de 270 mil km² que ao ser dividido, deu origem a municípios de Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros. Atualmente, possui 6.250 km² e uma população de quase 20 mil habitantes, segundo último senso do IBGE de 2016.
Por estar a uma altitude de quase 900 metros com relação ao nível do mar, apesar de o clima ser predominantemente quente, ainda é mais fresco que o de Cuiabá, por isso recebe maior influência de frentes frias durante o inverno.
<
Veja mais fotos do Aniversário