
A maior e mais tradicional festa da Rota do Peixe da Baixada Cuiabana, em homenagem ao padroeiro dos pescadores, São Pedro, na comunidade de Bonsucesso em Várzea Grande, é conhecida nacionalmente por perpetuar e divulgar a religiosidade e a cultura popular.
Em sua 39ª edição, o evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 (sexta, sábado e domingo) e espera reunir 10 mil pessoas em torno da programação litúrgica e festiva. Realizada pela Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso, tem início nesta sexta-feira, às 19h, com abertura oficial que reúne os festeiros, a comunidade e autoridades. Em seguida, ocorre o grande baile popular, com atrações musicais e artísticas locais, até às 22h. João Vieira No sábado, os festejos começam cedo, às 4h, com alvorada e queima de fotos.
Às 8h ocorre o encontro dos festeiros e a procissão terrestre até a comunidade Nossa Senhora do Bonsucesso. Dando sequência ao rito religioso, será realizada a procissoa fluvial, com participação de embarcações de pequeno e médio, com ornamentações simples e imagens do santo, quando os devoto entoarão os cantos em sua homenagem. A largada será no distrito e seguirá pelo rio até o local da festa. Após o cortejo ocorre o café da manhã, chá com bolo e a missa campal, às 10h.
O ponto alto da festa é o tradicional almoço que terá no cardápio, como não poderia deixar de ser, a tradicional peixada preparada pela comunidade (ventrecha de pacu, farofa de banana, arroz, mandioca, molho e salada). A programação conta ainda com o baile popular. No domingo, às 4h, será realizada novamente a alvorada com queima de fotos. Logo mais às 8h, ocorrem apresentações culturais. Para animar ainda mais os participantes, os organizadores da festa realizam as provas de corrida de canoas, nas categorias feminina e masculina Ao meio dia, será servido o almoço e o concurso do ‘maior comedor de ventrecha de pacu’.
As inscrições ocorrem na hora. A programação será encerrada com baile popular e queima de fogos. Durante os 3 dias, a festa conta ainda com feiras gastronômica e de artesanato. Preparativos A rainha da festa de 2019, Janete Ferreira da Silva, explica que mais de 100 pessoas estão envolvidas diretamente nos preparativos do evento.
De acordo com o rei da festa, Edimar Gonçalves, que também é pescador, para receber os devotos e visitantes, a comunidade está preparando 10 toneladas de peixe.
“Com uma semana de antecedência começamos a preparar o pescado. Quem conhece Bonsucesso e já participou de outros eventos, sabe que o compromisso da comunidade é realizar o melhor. Então, esperamos todos nesse final de semana, para celebrar São Pedro, e confraternizar com nossa comunidade”, ressalta o festeiro.
Festejado no dia 29 de junho, o apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, as tradicionais comemorações ao Dia de São Pedro são realizadas com grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau de sebo são as principais atrações de sua festa.