
Nossa Senhora do Livramento, MT - Um plano ousado, que tem objetivo do desenvolvimento econômico de regiões pouco produtivas do Estado de Mato Grosso. Assim pode ser definido o projeto de aquicultura que o Governo do Estado tem implantado em diversos municÃpios. Nesta segunda-feira (27.07), o governador Blairo Maggi esteve na comunidade de Ribeirão do Cocais, no municÃpio de Nossa Senhora do Livramento, na região metropolitana de Cuiabá, para fazer a entrega de uma retroescavadeira ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, para construção de tanques que serão destinados à prática da piscicultura.
Na primeira etapa do projeto serão beneficiados 20 produtores de cada um dos 13 municÃpios deste consórcio. Cada tanque construÃdo terá a extensão de meio hectare de lâmina d'água, o que na prática significa dizer que há espaço suficiente para criar 2,5 mil peixes. A intensão é que futuramente os animais produzidos nessas propriedades passem a incrementar o cardápio da merenda escolar nas escolas estaduais.
Por meio de uma parceria com a iniciativa privada, o governo conseguiu a doação de 200 mil alevinos da espécie tambacú, com cerca 10 centÃmetros cada, para que os produtores possam começar a trabalhar. O empresário João Pedro Gaspar, que doou os alevinos, esteve presente durante o evento e elogiou o iniciativa do Governo do Estado e deixou os futuros criadores bastante otimistas com o mercado consumidor que os espera.
?O grupo ao qual eu pertenço, que vende a carne do peixe já beneficiada em forma de hambúrguer, postas ou filés temperados, tem procurado outros mercados para comprar o produto, já que os nossos fornecedores não têm dado conta da demanda. à aà que entra nossa parceria com o Governo do Estado, pois o nosso compromisso é de compra desses peixes que serão criados pelos consórcios. Animem-se pois em um ano cada tanque desse com 2,5 animais resultará em cinco mil quilos de peixe, que hoje compramos a cerca de R$ 3 reais?, disse Gaspar.
PROJETO INTEGRADO
Várias Secretarias de Estado como a de Desenvolvimento Rural (Seder), a de Planejamento (Seplan), a Especial de Assuntos Estratégicos, a de Meio Ambiente (Sema), bem como a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), estão envolvidas diretamente neste projeto.
O representante da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, com status de ministério, Walter Santana, participou do evento e disse que poucos Estados do PaÃs tem feito por seus municÃpios o que o Governo do Estado de Mato Grosso tem realizado na área de incentivo à piscicultura.
Maggi reafirmou que a importância deste projeto é muito grande e pediu uma atenção especial aos secretários de Estado, cujas pastas estão diretamente ligadas à ação. ?Mato Grosso hoje é o maior produtor de alimentos do PaÃs. Queremos que as regiões que não são produtoras se desenvolvam tanto quantos as outras. Peço que vocês não se tornem agentes passivos e que realmente se envolvam nesse processo de transformação, pois a construção de um Estado melhor envolve muita gente. Chegou a hora da baixada cuiabana participar?, disse.
Logo após a solenidade de entrega das chaves da retroescavadeira aos prefeitos da região, o governador, acompanhado dos secretários Vilceu Marcheti (Infraestrutura), Yênes Magalhães (Planejamento e Coordenação Geral), Nelgo Egon (Desenvolvimento Rural), Aparecido dos Santos (Projetos Estratégicos) e Chico Daltro (Ciência e Tecnologia), seguiu para a propriedade de Nivaldo Manoel de Prado, o primeiro contemplado pelo projeto e num ato simbólico de inÃcio das obras de construção do tanque, operou a máquina.