Parada da Diversidade Sexual e Cidadania acontece nesta sexta (19)

Redação: | 18/11/2010 - 00:00
Parada da Diversidade Sexual e Cidadania acontece nesta sexta (19)

VIII Parada da Diversidade Sexual e Cidadania LGBT de MT

19 de novembro- 13h – Praça Ipiranga – Concentração

Mato Grosso. Estado que a todos acolhe, clima que a todos aquece, não justifica termos tantos casos de Homofobia (ódio contra os homossexuais) uma vez que somos todos diferentes, independente de nossa orientação sexual; vamos viver as diferenças e não deixar que isso se transforme em desculpas para que neguem nossos direitos e nossa oportunidade de vivermos plenamente nossos sonhos.

Parada da Diversidade. Há oito anos, decidimos que iríamos construir a primeira parada da diversidade – não com a simples idéia de que teríamos um espaço de festa e de descontração – mas com a intenção plena de que era necessária a construção de um espaço para celebrar a vida, exigir nossos direitos e mostrar a população que não temos do que nos esconder (ou viver em guetos) e que somos livres e felizes. Sabemos que somos pessoas plenas de direitos e temos que lutar para que não nos neguem isso.

‘Paz, Justiça e Cidadania... por um Mato Grosso sem Homofobia’. É com este tema significativo e emblemático que sairemos às ruas de Cuiabá neste dia 19/11 as 13hs, na Praça Ipiranga, dizer que somos cidadãos e cidadãs de direitos e que a paz, fraternidade e solidariedade são nossas certezas de uma vida melhor, sem ódio e sem violência, onde possamos viver e conviver nesta sociedade, felizes e sem medos.


Neste ano temos o compromisso de reafirmar nosso desejo por um ‘Mato Grosso Sem Homofobia’, hastear nossa bandeira com as cores do arco-íris e a pomba da paz: temos o grande desafio de mostrar à sociedade que é possível a convivência entre os diferentes; a diferença não pode ser maior que o respeito e a solidariedade e é com este sentimento e esta certeza que o Grupo Livre-Mente, há 15 anos, vem lutando a favor da vida, contra o preconceito em Cuiabá e em todo Mato Grosso – queremos ir além da denúncia, pois somos um grupo que anuncia a vida e o desejo de uma convivência tranqüila entre Heterossexuais e Homossexuais.

NOSSOS DESAFIOS PARA O ANO DE 2011


PLC 122/06: nossa luta para aprovar no congresso e no senado federal
A cada dois dias um homossexual é assassinado em virtude de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. Até quando o Estado será indiferente a esta realidade? Essa é principal questão do Movimento LGBT brasileiro. Neste ano, a bandeira de luta continua sendo a criminalização da homofobia, através da aprovação do PLC 122/06, que ainda tramita no Senado Federal, sofrendo resistência de setores fundamentalistas religiosos.


Esta não é a lei da mordaça, como alguns fundamentalistas religiosos querem fazer parecer, esta é a lei que trará a possibilidade de termos códigos claros de conduta para punir aqueles e aquelas que em nome de um ‘Deus’ que separa as pessoas, querem continuar armando os homofóbicos para que os mesmos tenham justificativa na religião para afirmar o ódio e o preconceito que transforma-se em violência. Somos cristãos e queremos viver nossas certezas religiosas, mas acima de tudo queremos ver viver as certezas das outras pessoas também, sem que tenhamos a ambição de fazer e deixar existir apenas uma verdade. Acreditamos em um Deus que é justo e que acolhe a todos independente de cor, raça, religião ou orientação sexual!


Saúde: por um SUS de qualidade e democrático
Durante toda manhã do dia 19/11, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, estaremos distribuindo materiais de prevenção e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e outras. Entender que temos direito a saúde de qualidade, lutar por um Sistema Único de Saúde que inclua a todos independente da Orientação Sexual do usuário ou usuária.


Direitos: acesso à documentação
Em uma grande parceria com a Defensoria Publica de Mato Grosso, estaremos realizando a emissão de documentos (identidade e outros), bem como orientando as pessoas sobre seus direitos, procurando incluir e fazer com que as pessoas tenham seus documentos que garantam seus direitos.


Proteção: a presença do Estado de forma efetiva na Parada
A Secretaria de Estado de Justiça – SEJUSP, através do Centro de Referencia de Combate a Homofobia, estarão no local para conscientizar a população dos direitos da comunidade LGBT, também vão orientar através da sua equipe multifuncional (advogada, psicólogo, assistente social) para atender aos casos de discriminação e violência. Convocamos a comunidade LGBT para conhecer este instrumento de combate a Homofobia que conquistamos e que temos que buscar aproximação, lembrando que a segurança publica tem o dever de proteger a todos (as) de forma igualitária.


Educação: nome social direito a cidadania
São muitas as vitorias na área da educação, mas ainda temos um grande caminho a seguir para minimizar a violência sofrida por nossos jovens e adolescentes em nossas escolas. O Conselho Estadual de Educação, em uma atitude corajosa, publicou uma portaria exigindo que as escolas adotem o ‘Nome Social das Pessoas Travestis e Transexuais’ nos diários de classe, fazendo assim, valer o direito de reafirmação da Identidade de Gênero de cada pessoa.

Os Parceiros:
Esta é a prova de que a sociedade Matogrossense é solidaria e acolhe a todos. É a ampliação ano a ano de nossas parcerias e, neste ano, contamos com muitas outras parcerias como: Governo do Estado ( SEJUSP), Prefeitura Municipal de Cuiabá (SMS), Defensoria Publica de Mato Grosso, SINTEP- Sindicato dos Trabalhadores em Educação e Mato Grosso, Universidade Federal e Mato Grosso (NIEVCi/GECI/ICHS),ZUMZUM – Bar Disco, LOTUS e muitos outros a quem agradecemos e rendemos nossas homenagens.

Fonte: Divulgação do Evento