
O Coral Infantojuvenil da Arte Cidadã de Santo Antônio de Leverger-MT, embarcou na manhã desta quarta-feira (14), com destino a cidade de Mariana, Minas Gerais.
A viagem de Santo Antônio de Leverger até Minas Gerais tem o apoio da prefeitura de Santo Antônio que contratou uma empresa para realizar o transporte da comitiva formada por alunos e professores da Associação.
A comitiva composta por 35 pessoas vai participar entre os dias 15 a 18 de novembro do 16º Encontro de Corais de Mariana e Ouro Preto, Minas Gerais.
O evento é uma inciativa da Secretaria de Cultura de Mariana que busca reunir aproximadamente vinte corais de todo Brasil, que se destacam por sua qualidade técnica.
Segundo o organizador e secretário de cultura de Mariana, Efraim Rocha, “no “VOZES QUE CANTAM”, edição 2018, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, sendo que nos dias 16 (sexta-feira) e 17 (sábado), às 19:30 horas, acontecerão apresentações simultâneas em Ouro Preto e Mariana, ou seja, os Coros inscritos serão selecionados de tal forma que aquele que se apresentar na sexta-feira em Mariana, se apresentará no sábado, em Ouro Preto e aquele que se apresentar na sexta-feira em Ouro Preto, se apresentará no sábado, em Mariana. Isto abrirá oportunidade para maior congraçamento entre os Coros e também para um repertório mais variado. E acrescentou: “o convite ao coro da Associação Arte Cidadã deve-se ao belo trabalho desenvolvido em Santo Antonio de Leverger pelo maestro Jeferson Ribeiro (Véfo), que chegou ao nosso conhecimento”, reafirmou o organizador.
Procurado pela reportagem do Leverger News, o maestro Jeferson declarou; “nos alegra muito o reconhecimento que a Associação Arte Cidadã vem conquistando em todo Brasil, sobretudo pela excelência do seu trabalho de formação de corais; por onde passam, nossas crianças e adolescentes têm chamado atenção pela qualidade vocal e pelo repertório de alto nível”, concluiu o maestro.
Segundo o maestro, Ribeiro, o Coral Infantojuvenil Arte Cidadã é considerado um dos melhores coros do Estado nessa faixa etária, e suas apresentações são aguardadas com expectativa nos eventos na capital.
Apesar dos custos elevados da viagem, todos os cantores viajarão com as despesas pagas pela entidade, não gerando nenhum custo aos pais. “Zerar o custo aos alunos garante que todos poderão participar, independentemente de sua condição econômica” disse o maestro Jeferson, “devemos muito à colaboração da comunidade e de amigos da Arte Cidadã de todo Brasil, e de modo muito especial ao vereador Miguel que tem sido um importante parceiro da Associação e ao prefeito Valdir Castro, sempre sensível as nossas demandas, certamente por compreender o grande alcance formativo dessas iniciativas. Seu apoio tem sido decisivo”, concluiu.
[foto2]
O Coral levergense recebeu a distinção de cantar a Missa de Abertura do evento, que será na histórica Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, no dia 15. Nos dias seguintes, apresenta-se em Mariana (16), em Ouro Preto (17) e no encerramento em Mariana no domingo (18). Além das atividades musicais, nossos conterrâneos irão conhecer as cidades dos inconfidentes, sobretudo de Tiradentes, e a maravilhosa arquitetura barroca mineira, com destaque as obras de Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho – e de Mestre Athayde.