
Veja mais fotos na Galeria de Imagens
Um evento que se realiza há 16 anos e conta com o apoio da prefeitura municipal de Barão de Melgaço marcou o final de semana e reuniu moradores de várias comunidades do município pantaneiro.
Em entrevista a reportagem o prefeito, Elvio Queiroz revelou, “esse ano preparamos tudo com muito carinho, foram dias árduos de trabalhos para que tudo saísse perfeito, porque essa cavalgada já faz parte da história do nosso município, quero agradecer a todos os nossos servidores que trabalharam na organização desse ano e fizeram essa cavalgada uma das melhores dos últimos anos", concluiu o prefeito.
[foto2]
A primeira-dama, Cris Verônica, que também ocupa o cargo de secretária de Assistência Social, revelou a sua felicidade de poder esse ano estar a frente desse evento que foi realizado pela secretaria de comunicação desporto e lazer em parceria com a secretaria de agricultura.
"A realização da cavalgada foi perfeita, só tenho que agradecer e parabenizar a nossa equipe que não mediram esforços para que esse evento fosse o sucesso que foi, meu muito obrigado a todos", concluiu a emocionada secretária.
[foto3]
Saiba mais sobre a Cavalgada
16ª Cavalgada Pantaneira de Barão a São Pedro de Joselândia
Texto - Cris Verônica
Ao longe o que se vê são pequenos pontos em meio à poeira fina da estrada seca, há poucos dias. À medida que se aproximam, vão despertando a euforia dos devotos que aguardam ansiosos a chegada dos cavaleiros de São Pedro. Assim tem sido desde que a Cavalgada de Barão de Melgaço foi inserida na programação da festa de São Pedro de Joselândia. Por quatro dias, o povo devoto não mede esforços para garantir uma grande festança em homenagem ao santo padroeiro da comunidade, localizada em meio ao Pantanal Mato-grossense, onde em época de cheia só se chega de barco.
Localizado a 180 km da capital mato-grossense, São Pedro de Joselândia é um distrito do município de Barão de Melgaço. Lá vivem cerca de 2,5 mil habitantes, sendo a maioria pantaneiros de nascença. O linguajar típico e os hábitos característicos não deixam dúvidas a respeito da naturalidade do povo. Por lá, quase todos, desde os mais novos, dominam a arte de cavalgar em meio a um dos mais exuberantes ecossistemas brasileiro.
Montados em seus cavalos pantaneiros, conhecidos pela resistência às condições adversas do Pantanal os cavaleiros adultos e crianças, partiram de Barão de Melgaço e percorreram em dois dias aproximadamente 100 km até chegar a São Pedro de Joselândia.
* Texto - Cris Verônica / Primeira-Dama do município de Barão de Melgaço