IN MEMORIAM

Santo-antoniense é homenageado no Ministério da Agricultura em Brasília

Redação: Redação - Leverger News | 20/12/2017 - 00:00
Santo-antoniense é homenageado no Ministério da Agricultura em Brasília

 Leia a íntegra do Convite do Ministério para a cerimônia que aconteceu em Brasília  - Arquivo em PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ministro Blairo Maggi (PP), reinaugurou nesta terça-feira (19), os novos espaços do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília-DF.

Um dos espaços recém-inaugurados, um auditório, leva o nome do santo-antoniense, e ex-senador, Jonas Pinheiro (já falecido), padrinho político, do ministro e senador licenciado, Blairo Maggi.

“Jonas foi o parlamentar que sempre defendeu a agropecuária e representou Mato Grosso com a amor e determinação”, completou o ministro.

Estiveram em Brasília para representar o homenageado, a viúva e ex-deputada federal, Celcita Pinheiro, e sua neta, Ana Patrícia.

[foto2]

Saiba mais sobre Jonas Pinheiro

Jonas Pinheiro da Silva (Santo Antônio do Leverger23 de março de 1941, era senador pelo estado do Mato Grosso, filiado ao Democratas (ex-PFL). Reeleito em 2002, seu mandato ocupou as 52ª e 53ª legislaturas na câmara alta.

Filho de Leôncio Pinheiro da Silva e Escolástica Pinheiro da Silva era o segundo de 9 filhos. Foi criado entre pequenos agricultores e pescadores e durante toda a sua vida pública lutou para melhorar a qualidade de vida do homem do campo e evitar o êxodo rural. Falava sempre da simplicidade da vida e em seus discursos gostava de deixar claro que "O povo é simples e quer coisas simples".

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado federal pelo estado de Mato Grosso em 1982. Foi reeleito em 1986 e 1990. Em 1994, elegeu-se para o Senado também pelo estado do Mato Grosso, ocupando as 50ª e 51ª legislaturas.

O senador morreu em decorrência da falência múltipla dos órgãos, no Hospital Amecor, em Cuiabá (MT). Foi velado em sua cidade natal, Santo Antônio do Leverger, localizada no mesmo estado. O senador estava internado há mais de uma semana no hospital devido a uma parada cardiorrespiratória por arritmia cardíaca.

Jonas Pinheiro deixou a mulher, ex-deputada federal Celcita Pinheiro, dois filhos e três netos.

 

 

Fonte: Divulgação - Assessoria / Fotos - Família