O secretário municipal de Cultural e Turismo de Santo Antônio de Leverger, Pedro Gualberto Filho (Peró), se reuniu na manhã desta terça-feira (14), com representantes de grupos folclóricos de Siriri e Boi-à-Serra, membros da 3ª CIPM do município e representantes da Câmara Municipal.
O encontro que aconteceu na sede da secretaria municipal serviu para que os representantes dos grupos e as autoridades definissem e regularizassem os horários e os dias em que os grupos de Siriri e os Bois se apresentarão na avenida do Carnaval de Santo Antônio. Outro assunto da pauta da reunião foi uma proposta do secretário de Cultural e Turismo de se criar uma Associação dos “Bois”, e no futuro ter acesso aos recursos da Cultura (Municipal, Estadual e Federal).
Na mesma reunião, Peró, informou aos representantes dos grupos folclóricos que no próximo dia 23 de fevereiro, acontecerá um Encontro de Bois-à-Serra da cidade, o evento vai ocorrer na Avenida Santo Antônio a partir das 19 horas.
O secretário revelou aos presentes que a prefeitura deverá encaminhar após o Carnaval, um projeto de Lei do Poder Executivo buscando junto a Câmara Municipal a discussão e aprovação da Lei que vai regularizar e regulamentar o Carnaval Cultural da cidade, abrangendo as apresentações dos grupos folclóricos de Siriri e o Boi-à-Serra.
Segundo o gestor da Cultura, será apresentada uma proposta para realização de três Audiências Públicas onde será discutido as questões de fechamento de ruas, horários de apresentações dos grupos, entre outras questões que envolvem o Carnaval Cultural da cidade.
O mesmo secretário revelou à reportagem do Leverger News que além de representantes do Executivo e do Legislativo Municipal, serão convidados, o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Governo do Estado e outros representantes da sociedade civil organizada do município.
O Carnaval 2017 em Santo Antônio vai ocorrer entre os dias 23 e 28 de fevereiro.
A prefeitura do município, com o apoio de Emendas parlamentares do deputado, Gilmar Fabris (PSD), Romualdo Junior (PMDB), Botelho (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Allan Kardec (PT).
No Carnaval 2017 o município de Santo Antônio deverá receber R$ 170 mil em Emendas parlamentares, ainda segundo informações do secretário, Pedro Ribeiro, grande parte do total destinado pelas Emendas serão investidos na contratação de empresas de Segurança privada, alimentação para PMs e equipes de pessoas que trabalharão nos dias de Carnaval, empresa contratada para locação e montagem de palcos, som, iluminação, tendas, banheiros químicos, produtos químicos e equipamentos de limpeza da cidade, contratação de uma Equipe de Socorrista com Ambulância e UTI Móvel, Grupos Musicais para apresentações no Palco, combustíveis para veículos caminhões e máquinas (Limpeza Urbana), Caminhões Pipas para limpeza da cidade, aquisição de produtos químicos para tratamento de água que será distribuída para a cidade, contratação de mão-de-obra para limpeza e fechamento de ruas da cidade.
As Emendas irão contribuir para que a prefeitura atenda algumas comunidades do município que têm tradição na realização do Carnaval cultural, entre elas estão, Varginha, Mimoso, Cohab Marechal Rondon.
