MAIS SOBRE O MARECHAL

Refilmagem da Expedição Roosevelt-Rondon mostra desenvolvimento sustentável de

Redação: Redação - Leverger News | 22/07/2015 - 00:00
Refilmagem da Expedição Roosevelt-Rondon mostra desenvolvimento sustentável de

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há mais de 20 anos, a Organização Não Governamental (ONG) Pró-Natura, que trabalha como uma Agência de Desenvolvimento Regional, instalou-se na região noroeste de Mato Grosso, onde participou de programas que ainda hoje é sucesso, a exemplo do Projeto Peugeot. Depois de 12 anos distante, a ONG está de volta ao estado, trabalhando junto ao Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, desenvolvendo uma série de ações, entre elas um documentário que irá refazer a Expedição Roosevelt-Rondon e revelar a transformação social e econômica que se passou nesta década. A ideia foi apresentada na última sexta-feira, ao governador Pedro Taques (PDT).

Na reunião, que contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Leandro Faleiros Rodrigues Carvalho; de Comunicação, Gean Campos, e de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura; o presidente do Instituto Pro-Natura Brasil e Pro-Natura USA, Marcelo C. de Andrade explicou que este será o primeiro programa de comunicação desenvolvido ONG e terá como principal objetivo desmistificar, para o mundo, a imagem de desmatamento e exploração da região amazônica, mostrando o desenvolvimento sustentável implantado nessas comunidades nas últimas duas décadas.

O presidente da ONG explicou que sua principal frente de trabalho é fornecer alternativas econômicas viáveis para as pessoas que estão lutando para viver em um ambiente degradado. Isto é conseguido através da formação de competências e a criação de governos participativos, de modo que a preservação e restauração dos recursos naturais pode ser ligado ao sucesso da economia local. O Pro-Natura, ainda de acordo com Marcelo, ajuda a captar parceiros internacionais para desenvolver essas atividades. Neste sentido é importante mostrar a preservação da floresta e as iniciativas sustentáveis.

“Acredito que é fundamental ressaltarmos a imagem desse herói nacional, desse mato-grossense que foi precursor das políticas indigenistas e também da preservação ambiental. Além disso, vamos usar esse espaço para vender uma imagem positiva de Mato Grosso, esse estado que produz muito e que, por outro lado, tem 60% de sua área nativa conservada, mas que o mundo não sabe. Tirar esse estigma de desmatador e mostrar um estado sustentável será imprescindível para atrairmos investidores e colaborarmos para o desenvolvimento das comunidades com economia exaurida”, explicou o presidente da ONG.

O documentário irá refazer os caminhos percorridos pela Expedição Rondon-Roosevelt, contando a história do Brasil no início do século XX, e mostrando a transformação social, econômica, ambiental e cultural dessa região, apresentando ao telespectador os principais modelos sustentáveis nos cinco estados explorados. Ela será realizada pelo Instituto Pró-Natura em conjunto com a Produtora LC Barreto, do renomado produtor brasileiro Luiz Carlos Barreto.

A mega produção, que percorrerá mais de 16 mil quilômetros, conta com a parceira do Exército Brasileiro e da Rede Globo de Televisão, para qual serão confeccionados diversos produtos, entre eles uma série televisa com 16 episódios de 26 minutos na Globosat. Também será produzido um telefilme documentário com 52 minutos para exibição na GloboNews. A programação conta ainda com 12 pílulas de 30 e 60 segundos na programação aberta da emissora e a cobertura jornalística do site G1, que irá acompanhar os 04 exploradores que vão reviver os passos de Rondon. A produção tem apoio do governo do estado, por meio das secretarias, entre elas a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Educação (Seduc) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Caberá à coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secel disponibilizar os relatórios da Expedição Rondon-Roosevelt. O material, que compreende fotos, mapas, anotações e o roteiro da viagem, está sendo digitalizado por meio de uma ação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Casa Barão de Melgaço (Academia Mato-Grossense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso). O trabalho deverá ser concluído em maio de 2016, quando se encerram as comemorações dos 150 de Rondon, e será uma importante fonte de pesquisa sobre uma das mais importantes expedições científicas realizadas na América do Sul.

“Nós vamos falar das excelências, no que o Brasil é exemplo. Hoje Mato Grosso é exemplo para o mundo em muitas iniciativas de sustentabilidade e precisamos mostrar isso, tanto aqui dentro quanto lá fora. Precisamos dar visibilidade às coisas boas”, observou Paula Barreto, da produtora LC Barreto.
 

Fonte: Secom - AL/MT