
A Bandeira do Senhor Divino um dos principais símbolos da comunidade católica da Catedral Metropolitana de Cuiabá acompanhada pelos confrades e confreiras continuou com sua peregrinação na manhã desta sexta-feira (15), antecipando uma das maiores festas de fé e religiosidade da sociedade cuiabana.
Na ocasião os devotos e colaboradores foram recepcionados na sede da Secretaria de Estado de Cultura região central da capital, pelo presidente da Associação dos Servidores, José Maria de Moraes, e representantes de vários setores daquela autarquia estadual.
A recepção à Bandeira foi marcada por muita religiosidade pelos presentes, em seguida foi servido o tradicional “Chá com Bolo”, oferecido pela ASFUNCTUR (Associação dos Servidores da Secretaria de Cultura de MT).
A visita contou com a colaboração da secretária-adjunta de Políticas Especiais, Vivian Danielle de Arruda e Silva Pires, a Adjunta e duas Superintendentes representaram o secretário estadual, Leandro Carvalho, que se encontra em viagem.
[foto2]
Após a visita a Secretaria de Cultura, a Bandeira seguiu para a sede da Procuradoria Geral do Estado – PGE, onde foi recebida pelo Procurador Geral do Estado, Patryck de Araújo Ayala, com ele estavam outros Procuradores do Estado entre eles a Procuradora Enil Moraes (aposentada) e demais servidores.
Na PGE os peregrinos foram recepcionados com o “Chá com Bolo”.
Em seguida a Bandeira continuou obedecendo o restante da programação, seguindo pelas ruas do bairro Duque de Caxias.
Neste ano a festa será realizada entre 10 e 24 de maio. O último dia é quando os católicos celebram Pentecostes, que lembra a passagem bíblica em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos após a morte e ressurreição de Jesus. No Dia de Pentecostes será realizada missa seguida de procissão e encerramento da festa com quermesse, na Praça Alencastro.
Também faz parte da programação, a visita dos festeiros aos principais pontos da capital, órgãos públicos e residências com a bandeira do Divino Espírito Santo, a conhecida ‘esmola’. Todos os anos a Festa do Divino é organizada por famílias cuiabanas que mantém viva a tradição e a cada ano são escolhidos um imperador e uma imperatriz para conduzir os festejos. Este ano o imperador é Paulo Brito Cândido e a imperatriz a primeira-dama Virginia Mendes.
[foto3]
História
O Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal no início do século XIV. Os festejos surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. A Festa do Divino tornou-se tradicional e se cristalizou em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Curiosamente, a denominação de imperador, para o principal festeiro do evento, originou-se do fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil.
Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30 a Festa do Divino foi unificada e aconteciam no Campo D’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Câmara Municipal de Mato Grosso.
Programação
11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20 e 21/05 – Novena na Catedral
Horário: 19h30
20/05 – Sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá e entrega de títulos honoríficos do ‘Senhor Divino’
Horário: 9h00
22/05 – Baile dos festeiros
Horário: 21h00
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
24/05 – Missa, procissão e quermesse de encerramento
Horário: a partir das 17h00
Local: Catedral e Praça Alencastro