
Mesmo ausentes por questão de saúde, da abertura dos festejos da tradicional Festa do Divino Espírito Santo que ocorreu na manhã do último sábado (09), o casal santo-antoniense, Zéca e Enil Pereira, fiéis colaboradores da Festa estiveram na noite desta segunda-feira (11), no primeiro dia da Novena que acontece na Catedral Metropolitana e vai de 11 a 21 de maio.
No sábado (09) além de uma missa celebrada pela manhã, os festeiros receberam o governador Pedro Taques e o prefeito da Capital Mauro Mendes, acompanhados das respectivas primeiras damas eles participaram do tradicional “ Chá com Bolo” na antiga residência dos governadores em Cuiabá.
Além de colaboradores, Zéca e Enil já foram imperadores da grande festa católica, ele foi Imperador em 2010 e ela foi Imperatriz em 2012.
O padre Edmilto Santos Mota, cura da Catedral, destacou a importância da festa para os católicos. “Iniciamos com a santa missa e a novena, que nos prepara espiritualmente para um grande acontecimento, por meio da oração, da liturgia e da caridade entre os devotos para com os mais necessitados. A vinda do Espírito Santo é uma grande solenidade. Portanto, nosso coração e nossas atitudes devem estar preparados e renovados para acolher este maravilhoso dom”, disse.
Neste ano a festa será realizada entre 10 e 24 de maio. O último dia é quando os católicos celebram Pentecostes, que lembra a passagem bíblica em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos após a morte e ressurreição de Jesus. No Dia de Pentecostes será realizada missa seguida de procissão e encerramento da festa com quermesse, na Praça Alencastro.
Também faz parte da programação, a visita dos festeiros aos principais pontos da capital, órgãos públicos e residências com a bandeira do Divino Espírito Santo, a conhecida ‘esmola’. Todos os anos a Festa do Divino é organizada por famílias cuiabanas que mantém viva a tradição e a cada ano são escolhidos um imperador e uma imperatriz para conduzir os festejos. Este ano o imperador é Paulo Brito Cândido e a imperatriz a primeira-dama Virginia Mendes.
[foto2]
História
O Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal no início do século XIV. Os festejos surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. A Festa do Divino tornou-se tradicional e se cristalizou em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Curiosamente, a denominação de imperador, para o principal festeiro do evento, originou-se do fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil.
Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30 a Festa do Divino foi unificada e aconteciam no Campo D’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Câmara Municipal de Mato Grosso.
[foto3]
Programação
11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20 e 21/05 – Novena na Catedral
Horário: 19h30
20/05 – Sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá e entrega de títulos honoríficos do ‘Senhor Divino’
Horário: 9h00
22/05 – Baile dos festeiros
Horário: 21h00
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
24/05 – Missa, procissão e quermesse de encerramento
Horário: a partir das 17h00
Local: Catedral e Praça Alencastro