COLABORADORES DE FÉ

Santo-antonienses estão entre os colaboradores da Festa do Divino Espírito Santo

Redação: Redação - Leverger News | 11/05/2015 - 00:00
Santo-antonienses estão entre os colaboradores da Festa do Divino Espírito Santo

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo ausentes por questão de saúde, da abertura dos festejos da tradicional Festa do Divino Espírito Santo que ocorreu na manhã do último sábado (09), o casal santo-antoniense, Zéca e Enil Pereira, fiéis colaboradores da Festa estiveram na noite desta segunda-feira (11), no primeiro dia da Novena que acontece na Catedral Metropolitana e vai de 11 a 21 de maio.

No sábado (09) além de uma missa celebrada pela manhã, os festeiros receberam o governador Pedro Taques e o prefeito da Capital Mauro Mendes, acompanhados das respectivas primeiras damas eles participaram do tradicional “ Chá com Bolo” na antiga residência dos governadores em Cuiabá.

Além de colaboradores, Zéca e Enil já foram imperadores da grande festa católica, ele foi Imperador em 2010 e ela foi Imperatriz em 2012.

O padre Edmilto Santos Mota, cura da Catedral, destacou a importância da festa para os católicos. “Iniciamos com a santa missa e a novena, que nos prepara espiritualmente para um grande acontecimento, por meio da oração, da liturgia e da caridade entre os devotos para com os mais necessitados. A vinda do Espírito Santo é uma grande solenidade. Portanto, nosso coração e nossas atitudes devem estar preparados e renovados para acolher este maravilhoso dom”, disse.

Neste ano a festa será realizada entre 10 e 24 de maio. O último dia é quando os católicos celebram Pentecostes, que lembra a passagem bíblica em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos após a morte e ressurreição de Jesus. No Dia de Pentecostes será realizada missa seguida de procissão e encerramento da festa com quermesse, na Praça Alencastro.

Também faz parte da programação, a visita dos festeiros aos principais pontos da capital, órgãos públicos e residências com a bandeira do Divino Espírito Santo, a conhecida ‘esmola’. Todos os anos a Festa do Divino é organizada por famílias cuiabanas que mantém viva a tradição e a cada ano são escolhidos um imperador e uma imperatriz para conduzir os festejos. Este ano o imperador é Paulo Brito Cândido e a imperatriz a primeira-dama Virginia Mendes.

[foto2]

História
O Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal no início do século XIV. Os festejos surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. A Festa do Divino tornou-se tradicional e se cristalizou em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Curiosamente, a denominação de imperador, para o principal festeiro do evento, originou-se do fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil.

Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30 a Festa do Divino foi unificada e aconteciam no Campo D’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Câmara Municipal de Mato Grosso.

[foto3]

Programação

11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20 e 21/05 – Novena na Catedral
Horário: 19h30
20/05 – Sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá e entrega de títulos honoríficos do ‘Senhor Divino’
Horário: 9h00
22/05 – Baile dos festeiros
Horário: 21h00
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
24/05 – Missa, procissão e quermesse de encerramento
Horário: a partir das 17h00

Local: Catedral e Praça Alencastro 

Fonte: Fonte: Assessoria da Pref Mun de Cuiabá / Fotos Julio Rocha