
Inspiradora Gente do Pantanal
“A coisa que acho feio é pessoa ser fingida. Dá risada de macaco. E por dentro dá rugido”
Na simplicidade de uma mulher trabalhadora, merendeira, feirante e que não tem tempo ruim para atividades braçais cabe um pantanal inteiro.
Ana Maria Delgado, entre uma enxada e outra (atividade que considera altamente inspiradora) recorre ao caderno de anotações de onde saem observações cotidianas com temática ruralista. Paradoxalmente sendo regionalista e universal, ao mesmo tempo.
“A coisa que acho feio é pessoa ser fingida. Dá risada de macaco. E por dentro dá rugido”, diz nos versos do poema Dr Richard Peroto, um dos presentes na coletânea Gente do Pantanal Volume 1 (Carlini e Caniato), que foi lançado nesta quarta (23), às 19h, no Centro Cultural da UFMT, em Cuiabá.
[foto2]
Alguns textos lembram a literatura de cordel, dada a objetividade de versos simples, certeiros. A natureza é uma das personagens mais importantes no livro que foi lançado com parceria junto à Secretaria de Estado de Cultura. “Se você come carna de caça, não coma de capivara. Te deixa com a pele feia. E sem vergonha na cara. (...) Português é nossa língua. Inglês é língua de fora. Eu falo bem caipira. Porque sou de Porto de Fora”, numa referência ao local em que vive, um distrito do município de Santo Antônio de Leverger, entrada do pantanal mato-grossense.
“Tristeza é viver triste. Felicidade é viver feliz. Tudo para se construir, precisa de uma raiz. Caminhando nesta vida, com espinhos me feri. Nas lágrimas dos meus olhos registrei o que descobri... Os pássaros são viventes, que Deus colocou na terra. Quando advinham o tempo. Voam e fazem guerra”.
A autora também trabalha como merendeira em uma escola da região, e feirante, e nos aniversários de vizinhos e conhecidos sempre presta homenagens com seus versos, levando poesia para todos. “Quem ler este livro. Leia tudo rimado. Prepare para risadas com quem estiver do lado”, avisa Ana.
Um dos encorajadores de seus poemas é Clóvis Matos que realiza projetos de Inclusão Literária e de audiovisual ao redor do Estado.
*CONTEÚDO EXTRA: Assista ao vídeo que apresenta a autora Ana Maria Delgado falando de seu livrohttps://www.youtube.com/watch?v=f21fpXxx-rY