ESPIRITO DE NATAL

Coral infantil da Associação Arte Cidadã de Santo Antônio faz apresenta?

Redação: Redação | 10/12/2013 - 00:00
Coral infantil da Associação Arte Cidadã de Santo Antônio faz apresenta?

Um dos bons projetos culturais e que mais tem dado orgulho ao município de Santo Antônio vai ser apresentado aos seus moradores na noite desta terça-feira (10), a Associação Arte Cidadã vai apresentar o recital com o tema “A Arca de Noé” do compositor Vinícius de Moraes.

Crianças do Coral infantil da Associação na faixa de 04 a 08 anos se apresentarão sob a regência de Maguidalena Silva, ela é também uma das boas revelações da nossa cultura e exerce um dos cargos da direção da entidade.

A apresentação desta terça é um presente de Natal das crianças do Coral à comunidade santo-antoniense, durante semanas e após muitas horas de ensaio, elas esperam uma enorme presença de público para esse ato que deverá marcar a história cultural do município.

O evento acontece a partir das 20 horas desta terça no Salão Paroquial, centro da cidade anexo a igreja Matriz, com a Regência e Direção Artística de Maguidalena da Silva Ribeiro.

[foto2] 

Saiba mais sobre a Associação:

Associação Sociocultural Arte Cidadã foi fundada em 2003 como “projeto cultural”, e desde 2011 organizou-se como Associação sem fins lucrativos, voltada inteiramente a promoção da formação integral de crianças, adolescentes e jovens, através da Arte, sobretudo da Música, oferecendo cursos inteiramente gratuitos.
A proposta é de, através da arte e da música, interferir nas situações de fragilidade social em que vivem muitas das nossas crianças e adolescentes, quebrando os círculos viciosos e gerando círculos virtuosos. Uma vez experimentando o que é Bom e Belo, ter cultivando a disciplina, o senso de perfeição, o gosto pelo trabalho coletivo que a música exige, então as possibilidades dessa pessoa em contribuir com saciedade de forma positiva são infinitas. Arte e Cidadania andam de mãos dadas.
Atualmente a Associação atende 105 crianças, adolescentes e jovens, distribuídos em quatro projetos: o Coral Sonzinho, com crianças de 4 a 8 anos; o Coral Viva Voz, formado por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos; o Coral Mus’Art, com adolescentes e jovens de 13 a 19 anos; e o mais recente trabalho, a Camerata de cordas, com aulas de violino, atendendo crianças a partir de 11 anos. Outros projetos como a Banda de metais, a Grupo de Teatro, o Grupo de Dança, aulas de Piano, não foram operacionalizados por absoluta falta de recursos financeiros. Temos profissionais, sabemos fazer, mas ainda falta quem acredite em nós, proporcionando-nos os recursos que tanto necessitamos.
Nossos corais já participaram do Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte –MG, tendo recebido excelente crítica. Realizamos uma turnê pelas cidades Bolivianas das Missões jesuíticas. Este ano fomos honrados com um convite para participar de um Festival de Corais em Roma, na Itália, que não fomos por falta de recursos financeiros. Também fomos convidados para o Festival de Corais 3 Fronteiras (Brasil-Paraguai-Argentina) em Foz do Iguaçu, Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte e Festival de Coros de João Pessoa. Não participamos pelo mesmo motivo.
Essa é uma realidade dura para nossos alunos que trabalham duro, dedicam-se e, quando o reconhecimento chega na forma de convites como os acima descritos, não conseguem o reconhecimento em sua própria cidade e Estado.
Os frutos desse trabalho já se fazem notar: atualmente 5 dos nossos cantores são acadêmicos do Curso de Licenciatura em Música e do Bacharelado em Música da UFMT.
A Associação não dispõe de nenhum patrocínio público ou privado. As despesas são mantidas precariamente com recursos obtidos em promoções com empenho dos pais, e com a precioso auxílio de alguns cidadãos que se tornaram parceiros, como Guilherme e Aglaé da Drogaria Leverger, Fátima Machado & Carlos Henrique Machado, Luisa Rodrigues dos Santos Oliveira (Luiza do Morrinho), Maria Auxiliadora Batista (Chá Doia), Manoel da Silva Mantero (Ferraz) & Maria das Graças Silva Mantero e Valter Sampaio; além da parceria de longa data com a Paróquia de Santo Antonio, com o precioso apoio dos padres Enivaldo e Alex.
As atividades são mantidas pelo trabalho voluntário realizado pelos professores Maguidalena e Jeferson, que contam com o apoio da diretoria executiva da Associação. Apenas o professor de violino é remunerado.

[foto3]

Para este fim de ano a Associação Arte Cidadã estará realizando dois grandes eventos:
- O Coral Sonzinho, sob a regência da maestrina Maguidalena da Silva Ribeiro, estará apresentando o musical “A Arca de Noé” de Vinícius de Moraes, as 20h, no Salão Paroquial. 2013 é o centenário do nascimento desse grande compositor brasileiro. Muita música e fantasias estarão no palco, vai agradar sobretudo o público infantil. A entrada é franca.
- E nos dias 11 e 12 de dezembro, na Igreja Matriz de Santo Antonio, estará acontecendo o 19º Concerto de Natal, sempre as 20h., com o melhor da música clássica. Contaremos com a grande estrei da Camerata Arte Cidadã, que estará acompanhada a solista profª Drª Terezinha Prada (violão) da UFMT, além da especial participação do Coral da Seduc.
No dia 21/12, os Corais da Associação estarão realizando um Concerto de Natal na cidade de Nobres-MT, na Igreja matriz.

Contatos: (65) 8416-4826; (65) 9200-3256 (Maguidalena – presidente)
 

Fonte: Da Associação