
O Festival de Cururu e Siriri começa dia 19 e vai até 22 de setembro, na Acrimat. Neste ano será prestado homenagem aos grupos “Chapa y Cruz”, “Viola de Cocho” e “Flor Ribeirinha”, responsáveis pela primeira edição do evento. Em sua 11ª edição, o festival leva o tema “Chitão a Marca da Tradição: Valorizando Raízes”, com a presença de 30 grupos, entre eles, três são especiais, seis infantis, seis de cururu, os demais adultos.
Considerado vitrine cultural mato-grossense, o Festival de Cururu e Siriri é resultado da batida do mocho, dedilhado ou ponteado da viola de cocho, o percutido do ganzá, entoando o movimento colorido das saias e o canto diferente que hoje integra crianças, jovens adultos e mestres destes saberes.
“Eu não tenho dúvida, de que com essa junção do Governo do Estado de Mato Grosso, com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, com os deputados estaduais, a Assembléia Legislativa, este ano será um dos melhores festivais de Cururu e Siriri, que Mato Grosso e Cuiabá presenciarão. Porque o Festival é de cada um da população que representa o Estado e fiquei muito feliz em fazer parte dessa história de lançamento, diante de alguns dias, semanas e meses de muito trabalho na Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), juntamente com a secretária Janete Riva", destacou o secretário adjunto da SEC, Fabiano Prates . "Tivemos alguns obstáculos até chegar ao lançamento deste grandioso festival”, disse.
A primeira edição ocorreu no ano de 2002, no Museu do Rio. O lançamento da 11º edição do festival, neste ano também foi lá para relembrar a trajetória e a evolução do Festival de Cururu e Siriri. Ele é realizado pela Federação Matogrossense de Cururu e Siriri, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Secretaria de Comunicação. Também recebe apoio da Fundação das Artes (Funarte), Prefeitura de Cuiabá, Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Assembléia Legislativa.
De Santo Antônio segue como um dos representantes da nossa cultura, o grupo da Varginha capitaneada pela professora e ex-vereadora Iracy Cruz, os membros estão se aperfeiçoando para a apresentação no Festival, e na manhã ensolarada deste sábado (14) na sede do distrito de Varginha durante um Dia de Campo realizado na região central da comunidade eles se apresentaram novamente aos convidados e participantes do evento.