JÚLIO ROCHA

Ícones da cultura de MT marcam abertura de exposição na AL/MT

Redação: Da Redação | 13/05/2013 - 00:00
Ícones da cultura de MT marcam abertura de exposição na AL/MT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A abertura da exposição “Diversidade de Mato Grosso”, do fotógrafo Júlio Rocha, movimentou o saguão principal da Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (13) com a presença de ilustres personagens da cultura mato-grossense. O evento foi prestigiado pelo maestro Habel dy Anjos, pela comediante Comadre Pitú, pelo poeta Avelino Tavares e pelo cantor Rafael (da dupla Anselmo e Rafael). A exposição integra a programação de comemoração pelo aniversário de 265 anos de Mato Grosso e poderá ser conferida até a próxima sexta-feira, dia 17.

Autor da lei que oficializou a data de 9 de maio como aniversário do Estado, o deputado João Malheiros (PR) ressaltou a importância da valorização da cultura do nosso Estado e destacou que as imagens retratam a vida de Mato Grosso em sua essência. “O olhar do fotógrafo nos remete às nossas histórias pela materialização da nossa cultura e tradição e pela beleza de cada detalhe retratado nas imagens”, exaltou Malheiros.

[foto2]

Durante a solenidade, Habel Dy Anjos, que cantou o Hino à Bandeira de Mato Grosso toado pela Viola de Cocho, lembrou que “civilização e cultura se faz com história e Júlio Rocha está fazendo isso através dessas imagens”. O maestro e o cantor Rafael também deram ‘uma palinha’ da música ‘A lua quando vem saindo’ no ritmo do rasqueado, seguidos por palmas e vozes dos convidados que participaram do evento. O poeta Avelino Tavares também parabenizou a iniciativa da Casa e presenteou os convidados com o poema ‘Chão Moiado’. Já a Comadre Pitú trouxe um pouco do linguajar cuiabano para o evento lembrando que “faiz ora que esta criança tá na labuta, registrando tudo quanto in festa de santo, de dança, de cultura”, referindo-se ao fotógrafo Júlio Rocha e desejando a todos “sucesso e vida longa”.

Emocionado pelas homenagens, o fotógrafo Júlio Rocha explicou “a exposição é uma pequena parte de um acervo que mostra o povo em sua essência, no comum, e a riqueza do patrimônio mato-grossense, levando os visitantes a uma viagem ao passado e aos mais distantes rincões deste Estado e possibilitando um passeio mágico pelas cidades mato-grossenses registradas por meio de suas danças e festas típicas como o Congo e o Chorado, de Vila Bela da Santíssima Trindade; a Cavalhada e os Mascarados, de Poconé; a Dança do facão de Canarana e tantas outras, como Siriri, Cururu e festas de Santo”, declarou o fotógrafo, cujo olhar sempre se despertou para o interesse de assuntos voltados para a cultura.

A superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo, Isis Catarina Brandão, a exposição tem o objetivo de divulgar os valores, historia e as conquistas do Estado a todos que visitam a Casa de Leis. “A exposição retrata a diversidade encontrada em Mato Grosso, ou seja, a culinária, a produção agrícola e a cultura de cada município”, revelou ela.

A exposição é uma iniciativa do deputado João Malheiros, coordenada pelo Instituto Memória, e reúne 60 imagens selecionadas de um rico acervo de mais sete mil fotografias.

Júlio Rocha - Fotografo há vinte e sete anos, Júlio Rocha nasceu no município de Chapada dos Guimarães. Teve seu primeiro contato com a cultura popular em seus registros nas festas de Santo Antonio do Leverger e festa de São Benedito em Cuiabá. Desde então, focou seu trabalho para eventos e cerimônias culturais.
 

Fonte: Da Assessoria de Gabinete